Liberdade financeira conversa diretamente com a independência que uma pessoa assume de sua situação monetária. Muitos querem investir, comprar, vender e poupar. Entretanto, essa mesma parcela sofre, na maioria das vezes, do descontrole e acúmulo de dívidas. Por isso, conquistar a liberdade financeira, em primeiro lugar, é conseguir usar o dinheiro positivamente. Ou seja, realizar os objetivos sem peso na consciência e no bolso. Neste artigo, confira as dicas do consultor financeiro Raphael Bremenkamp e coloque em prática no seu dia a dia.

Passos para a liberdade financeira

conquistar a liberdade financeira

Vontade de passar mais tempo com amigos, viajar, comprar algo que deseja muito ou até investir uma boa quantia em negócios? Ter liberdade financeira tranquiliza a consciência de quem almeja controlar e usar de forma positiva a conta bancária. Não é uma fantasia! É possível, sim, conquistar tal liberdade e não ficar vulnerável às constantes crises financeiras das empresas.

Por que você deseja alcançá-la?

Primeiramente, reflita qual sua real intenção na busca por liberdade financeira. Poder gastar com tudo que quiser sem se preocupar com outras dívidas? Cuidado! Se não houver planejamento e equilíbrio, torna-se impossível conquistar o patamar. Acompanhe as dicas a seguir e veja se você está no caminho certo. Mas não se preocupe: separamos uma maneira eficiente de você conseguir investir na sua liberdade financeira. Atente-se!

Avalie seus gastos

Como parte do planejamento, avaliar e anotar os gastos é o primeiro passo. Separe as despesas fixas das variáveis, o que é supérfluo e o que pode esperar mais um pouco. Parece óbvio, mas como dito anteriormente, muita gente se endivida na tentativa de realizar objetivos antecipadamente. Só com uma boa análise dos gastos que será possível pensar no futuro. E, claro, saber o quanto de renda extra você pode arrumar para melhorar a situação.

Defina os objetivos

Por falar em futuro, os objetivos são o embasamento da liberdade financeira. Só eles podem motivar alguém a se abdicar de gastos supérfluos para conseguir poupar, inclusive. Mas os objetivos precisam de credibilidade e planejamento. Qual seu próximo objetivo? Sair da casa dos pais? Sair do aluguel? Mudar de emprego? Começar uma nova graduação? Separe as metas por prazo (curto, médio ou longo) e tente definir uma data limite. Trabalhar se torna mais edificante quando se tem objetivos.

Cuidado com o cartão de crédito

Fuja das dívidas! Cartões de crédito aparentemente podem te ajudar a pagar aquela compra dos sonhos, mas te põem mais longe ainda da liberdade financeira. Ficar preso a parcelas intermináveis é um caminho sem volta. Prefira poupar o dinheiro mensalmente até adquirir o valor necessário. O bom é que ainda pode receber um bom desconto. São casos específicos onde parcelar é uma opção mais adequada. Tirando isso, não arrisque! Mantenha as despesas fixas controladas e maneire nas despesas variáveis durante esse processo.

Faça investimentos diversificados

A liberdade financeira é também poder investir. Todavia, é extremamente importante que os investimentos se diversifiquem entre si. Essa é uma forma de aplicar rentabilidade e segurança à sua vida. Aumente seu portfólio e currículo com investimentos de prazos variantes e se estabilize no mercado financeiro.

Mantenha bons relacionamentos

Não só de trabalho e investimentos financeiros vive uma pessoa. Pelo bem da saúde mental, é necessário manter bom relacionamento com pessoas próximas. Não só do trabalho, claro, mas principalmente de familiares e amigos. Aproveite o que essas relações podem oferecer para o equilíbrio ideal para, enfim, atingir a liberdade financeira.

Seu dinheiro trabalhando para você

consultoria e liberdade financeira

Para o seu dinheiro trabalhar para você e, finalmente, atingir a liberdade financeira, conte com um profissional em finanças ao seu lado. Conte com a consultoria financeira pessoal oferecida pela Bremenkamp Consultoria Financeira. Em nosso blog, confira outros artigos exclusivos sobre ideias para ganhar dinheiro, economizar dinheiro, plano de aposentadoria privada, score de crédito e muito mais. Entre em contato e conheça nossas soluções!



× Chamar no WhatsApp!