O último mês do ano traz várias reflexões sobre muitas situações que interferem diretamente no dia a dia. Quando se trata de dinheiro, essa é a pauta principal. Todos chegam à virada do ano pedindo por uma vida financeira mais estável para realizar todos os projetos pessoais. É tarefa difícil, mas saiba que é possível planejar-se para começar 2019 com o pé direito. Atente-se às dicas do coaching financeiro Raphael Bremenkamp.

Vida financeira para o ano novo: planeje-se!

vida financeira para 2019Não basta prometer controlar mais o setor financeiro da sua vida ou até mesmo da empresa. Tem que colocar no papel tudo o que pode ter levado aos possíveis desequilíbrios que ocorreram durante o ano que passou. Gastos supérfluos ou inesperados, novos projetos, dívidas antigas e muitos outros aspectos podem influenciar.

Renda

Primeiro de tudo, estude sua renda. Tenha noção da quantia que entra e sai da conta bancária mensalmente. O grande segredo para manter uma vida financeira equilibrada é ter noção do dinheiro que de fato chega até você. Salário, receitas fixas (no caso de existirem) ou mensuração da renda para autônomos. Tudo deve ser calculado a fim de evitar surpresas e frustrações para o novo ano que se inicia.

Gastos

controlar a vida financeira em 2019Fazer a avaliação de todos os gastos é indispensável para uma nova vida financeira. Não só os que foram feitos ao longo do ano a fim de apontar os erros, mas os fixos, por exemplo. Gastos que são indispensáveis, como luz, água, alimentação, transporte e internet devem entrar no cálculo. Depois, avalie os gastos que podem surgir (reparos inesperados no carro/casa, medicamentos, entretenimento e compras por impulso).

Com isso, faz-se necessário a mudança de alguns hábitos para melhorar a vida financeira no novo ano. Mantenha sempre um caderno ou uma planilha à disposição para que seja possível anotar esses gastos e saber o quanto influenciará na renda mensal.

Supérfluo

Como dito anteriormente, gastos supérfluos (ou por impulso, popularmente) podem acontecer naturalmente. São aquelas compras em que a gente não se pergunta: “Preciso disso?” e efetuamos por vontade momentânea. Esse tipo de gasto é o terror de quem deseja manter um bom planejamento financeiro para a vida pessoal ou corporativa.

Investimentos

investimentos na vida financeira em 2019O número de autônomos no mundo cresce cada dia mais. Só que o que muitas pessoas pensam, e que pode influenciar negativamente, é que se deve investir todo o dinheiro numa iniciativa. Após a constatação dos gastos, é hora de aplicar o dinheiro a fim de atrair retorno em um determinado período de tempo. Chama-se investimento.

Essa estratégia de mandar uma boa vida financeira pode ser dada a partir de apostas em projetos, poupança, fundo de investimento e etc. Além, é claro, na própria capacitação para garantir melhor colocação no mercado de trabalho.

Metas

Vestir branco pela paz e harmonia? Amarelo pela vida financeira estável e em ascensão? Laranja para um ano criativo e ousado? Vermelho para viver o romance dos filmes norte-americanos? Começar um ano novo demanda metas que vão muito além da decisão de qual cor passar o réveillon. Cortar gastos supérfluos, investir em capacitação e projetos e manter gastos em planilha são ótimas metas para começar bem 2019. Naturalmente, as circunstâncias de uma boa organização vão levando o interessado a traçar metas determinadoras da sua vida pessoal e/ou corporativa.

Outro investimento necessário, talvez o mais importante citado neste artigo, é adquirir o acompanhamento de um consultor financeiro pessoal. Conte com a Bremenkamp Consultoria Financeira. Oferecemos consultoria para uma vida financeira estável no ano novo que se inicia. Em nosso site, encontram-se dicas para pagar as contas, de como economizar, sair do cheque especial e muitos outros assuntos importantes. Entre em contato e veja como podemos te ajudar. Estamos aguardando para melhor lhe atender.