Ter uma vida financeiramente organizada é extremamente importante para qualquer pessoa. Se você passa por dificuldades e não sabe como sair do vermelho, o primeiro passo é analisar sua situação. Para isso, o consultor financeiro Raphael Bremenkamp preparou um teste da organização financeira. Ficou curioso? Basta ler este artigo até o final e responder o que for solicitado. Boa leitura!

Faça o seu teste da organização financeira

caneta apertando a tecla + da calculadoraO teste da organização financeira é baseado em cinco perguntas cruciais sobre seu planejamento. Abaixo, anote na cabeça ou em um pedaço de papel quais são suas respostas. Mais pra frente, ainda neste artigo, você verá qual é a base perfeita que uma pessoa financeiramente controlada aplica em sua vida. Atente-se!

1 – O que eu faço com a planilha de orçamento:

A – Verifico e percebo a necessidade de atualização;
B – sempre sinto que a situação está fora de controle;
C – minhas contas sempre em dia;
D – não tenho uma planilha de orçamento.

2 – Ao final do ano, eu:

A – Reorganizo minha vida financeira adequadamente;
B – afundo em completo descontrole financeiro;
C – organizo os empréstimos que vou precisar para cobrir minhas dívidas;
D – não penso em planejamento financeiro, apenas sigo em frente.

3 – Pra mim, fazer um planejamento financeiro é:

A – Necessário, mas pode esperar um pouco;
B – apenas uma forma de cuidar do orçamento;
C – setor importante apenas para empresas e pessoas jurídicas;
D – a melhor forma de organizar finanças e realizar objetivos.

4 – Frequência do monitoramento da conta bancária:

A – Uma vez por semana;
B – de uma a duas vezes por semana;
C – uma vez por quinzena;
D – uma vez por mês.

5 – Na prática de cuidados com documentos, eu:

A – Separo durante o ano todos os comprovantes importantes para declaração de imposto de renda;
B – guardo todos os papéis na gaveta e separo quando encontro tempo no dia a dia;
C – faço triagem das correspondências diariamente e separo as contas a pagar;
D – faço as alternativas (A) e (C) com maestria.

Como saber se passei no teste da organização financeira?

calculadora em cima de contas empilhadasAgora, você precisa analisar suas respostas. Se para as perguntas de 1 a 5 você marcou (C), (A), (D), (B) e (D), respectivamente, parabéns, você chegou ao resultado máximo do teste da organização financeira.

Se você deseja saber o que diz cada resposta, até mesmo caso seu resultado no teste da organização financeira não tenha sido tão positivo, anote as informações seguintes.

Minhas contas sempre sempre em dia

A planilha tem a função de fornecer controle de entradas e saídas, ou sejas, receitas e despesas. Se você realiza o controle, suas contas estarão sempre em dia. Consequentemente, você se torna um bom pagador reconhecido pelos órgãos e melhora seu posicionamento no score de crédito, por exemplo.

Reorganizo minha vida financeira adequadamente

Com essa resposta, o teste da organização financeira busca salientar a importância do planejamento. Leia nosso artigo sobre como organizar seu orçamento no início do ano. Momento oportuno para correr atrás dos sonhos sem se endividar!

A melhor forma de organizar finanças e realizar objetivos

É cumprindo as tarefas diárias que você consegue estabelecer um equilíbrio financeiro. Com tarefas, também entendemos o pagamento de contas, realização de compromissos e planejamento futuro (poupar dinheiro).

Uma a duas vezes por semana

Sua conta bancária deve ser verificada de uma a duas vezes por semana para controle das finanças. É extremamente importante estar a par dos saldos de investimentos, faturas de cartão de crédito, juros do banco, transações financeiras e outros itens que demandam monitoramento.

Alternativas (A) e (C) com maestria

A forma como você cuida dos seus documentos dita o seu rendimento no controle e organização financeira. Selecione e guarde com atenção os documentos, como recebidos, comprovantes, boletos, faturas, extratos, contratos, etc. Para o imposto de renda, é necessário que esses papéis permaneçam guardados por cinco anos.

Melhor maneira de ter uma vida financeira controlada

Sem sombras de dúvida, a melhor maneira de seguir o teste da organização financeira e aplicá-lo na vida é com consultor financeiro. Para isso, você pode contar com os serviços de consultoria financeira pessoal da Bremenkamp Consultoria Financeira. Oferecemos o melhor coaching financeiro de acordo com suas necessidades atuais. Entre em contato e veja como podemos ajudar!



× Chamar no WhatsApp!