Cartão de crédito, financiamento, empréstimos. Essas palavras já passaram pela sua cabeça? Caso a resposta seja positiva, é sinal que já está inserido em transações financeiras importantes. Mas o que muitos não sabem, e que conta na aprovação em determinados serviços bancários, é o score de crédito. O termo representa a pontuação que cada indivíduo recebe enquanto pagador. Ou seja, se os pagamentos são realizados de acordo com os prazos de validade e situações similares. É muito comum ver pessoas com o score de crédito baixo sendo recusadas na tentativa de aquisição de um cartão, por exemplo. A fim de esclarecer dúvidas sobre o assunto, o consultor Raphael Bremenkamp aponta tópicos importantes neste novo artigo.

O que é o score de crédito

O que é score de crédito

Literalmente, do inglês, score é o ato de pontuar. No âmbito financeiro, ele define alguém como bom ou mau pagador. Uma empresa responsável por empréstimos precisa ter dados que comprovem reputação e responsabilidade com pagamentos do interessado. Existem vários critérios para aumentar ou diminuir a pontuação. Alguém desatento com o prazo da conta de luz, por exemplo, pode se prejudicar mais do que imagina. Mas para lidar com o sistema não existem impedimentos. Atente-se às dicas de Raphael Bremenkamp e organize-se.

Como o cálculo é feito

Primeiramente, é importante salientar que o score de crédito não é sinônimo de aprovação de crédito. As empresas podem sim serem embasadas na pontuação, todavia, também são permitidas a terem seus próprios critérios de avaliação. Mas que um score de crédito bem posicionado é excelente, ninguém pode negar.

Para o cálculo bem sucedido, algumas informações suas são coletadas por meio das movimentações financeiras vinculadas ao CPF. Tópicos como histórico de pagamentos, tipos de créditos usados, valores devidos e outros envolvendo características mais pessoais são avaliados. Busca por novos créditos e o tempo nas contas já abertas – e frequência de atividades dentro delas – também contam. A plataforma mais adequada para conferir seu score de crédito é o Serasa Score, disponível gratuitamente.

Como aumentar meu score de crédito

Aumento do score de crédito

O resultado do score de crédito é dinâmico e suscetível a mudanças. Por essa razão, algumas ações devem adentrar o cotidiano caso o interesse seja aumentar a pontuação. É importante possuir uma boa posição para agregar melhores condições de empréstimos, com juros adequados ao perfil e etc.

Contas em dia

Dentro das suas condições, pagar contas em dias é essencial para um bom score de crédito. Nos casos de esquecimento, cadastrar as cobranças no débito automático é uma ótima solução.

Dívidas atrasadas

Com as novas contas em dia, pense nas anteriores. Alguma está atrasada? Para uma boa pontuação, o seu nome não pode apresentar nenhuma pendência. Procure negociar dívidas e desmanche essa bola de neve que se formou. Mantenha seu nome limpo.

Atualização de dados

Mantenha seus dados pessoais sempre atualizados na Serasa. Idade, endereço, telefone e outras informações simples podem contar muito para aumentar o score de crédito. A razão para isso é a necessidade de tornar seu cadastro cada vez mais confiável. Procure uma agência ou o âmbito online para fazer a atualização.

Cadastro Positivo

Empresas buscam por informações na hora de liberar o crédito solicitado que só o Cadastro Positivo possibilita o registro. Como consumidor, certifique-se que contas já pagas e bom relacionamento com bancos e outras empresas estão bem esclarecidos.

Como evitar queda do score de crédito

Queda do score de crédito

Alinhe-se e torne-se um bom pagador para não causar situações constrangedoras em tentativas de movimentações financeiras. Para ter boas diretrizes nesses processos, conte com uma consultoria financeira personalizada para sua situação. Conte com o coaching financeiro da Bremenkamp Consultoria Financeira. Prestamos consultoria financeira para pessoa física que deseja aumentar seu score de crédito. Confira depoimentos e entre em contato para mais informações.



× Fale comigo!