Rentabilidade, taxa de retorno ou rendimento, é a quantia que você recebe por deixar o seu dinheiro aplicado em alguma forma de investimento. O quanto o seu dinheiro investido irá render é um cálculo que depende de vários fatores, como as características do investimento e as condições atuais do mercado. Mas, quando falamos de rentabilidade de um investimento, estamos nos referindo a algo conhecido como rentabilidade nominal. Neste artigo, nós vamos entender o conceito de rentabilidade real, para que você saiba como analisar o quanto seu dinheiro está rendendo de verdade. Confira!

Por que a rentabilidade nominal perdeu o foco?

Nós vivemos em um país inflacionário. Hoje, se eu tiver R$ 36,00 na bolsa, posso comprar 10 passagens de ônibus no Rio de Janeiro (cada uma custa R$ 3,60). Se eu esquecer essa quantia em uma gaveta até o ano que vem, provavelmente ficaria limitada a comprar uma quantidade menor de passagens. A explicação para isso é que o dinheiro perde valor ao longo do tempo. Por isso a importância de manter o dinheiro bem investido, principalmente quando você está guardando aquela quantia pensando no futuro.

A ideia é que seus investimentos tenham a capacidade de restituir o poder de compra do do seu dinheiro guardado, ou seja, recuperar o que foi perdido por conta da inflação e, além disso, proporcionar uma remuneração acima da inflação, que é o que chamamos de rentabilidade real.

Conheça a rentabilidade real dos seus investimentos

A rentabilidade real pode ser calculada por meio de uma equação matemática:

{[(1 + rentabilidade nominal)/(1 + inflação)] – 1} x 100

Se você deseja fazer o cálculo da sua rentabilidade real de forma rigorosa, deve utilizar essa fórmula. Mas, se você não gosta muito de fazer cálculos, não precisa se desesperar.

Para ter uma noção boa da rentabilidade real você não precisa solucionar a equação acima. Só é necessário fazer um cálculo simples:

Rentabilidade real = rentabilidade nominal – inflação

Não se esqueça que a rentabilidade nominal e a inflação devem estar na mesma unidade – percentual ao mês ou ao ano – para que a conta faça sentido.

Como saber onde investir?

Se deseja mudar seus campos de investimento e arriscar um pouco mais, busque por uma consultoria financeira que te ajude a decidir qual a melhor quantia e o local mais indicado para que você faça o seu dinheiro render. Para isso, conte com a Bremenkamp CF. Raphael Bremenkamp é um consultor financeiro com quinze anos de vivência no mercado e pode te ajudar com seus investimentos, dívidas, planejamento de renda e muito mais. Entre em contato e agende uma primeira consultoria inteiramente gratuita.

 

Links úteis:
consultor financeiro pessoal
consultoria financeira pessoal
coaching financeiro



× Fale comigo!