Cuidar do dinheiro é uma tarefa de todos. Cada um à sua maneira, poupar é sempre um objetivo. Porém, conforme as gerações avançam, a forma de fazer isso é modificada. Qual delas você acredita que cuida melhor do dinheiro: geração X ou Y?

A geração X compreende pessoas entre 36 e 51 anos, enquanto a geração Y é composta por quem tem entre 14 e 35 anos. Muitos podem dizer que, por serem mais experientes, a geração X cuida melhor do dinheiro. Porém, não foi essa a conclusão feita pela pesquisa de um dos maiores bancos dos Estados Unidos, o TD Bank.

A Bremenkamp consultoria financeira ajuda a você a entender qual geração cuida melhor do dinheiro:

Qual geração cuida melhor do dinheiro?

A pesquisa realizada pelo TD Bank revelou que um millenial (apelido de quem pertence à geração Y) gasta 27% menos do que alguém da geração X. Foi constatado que jovens da geração Y gastam menos com lazer, mesmo consumindo duas vezes mais serviços deste tipo em comparação com a outra, além de se alimentarem mais com cafeína e fast food.

Esta mesma pesquisa concluiu que os millenials gastam 22% menos no cartão de crédito do que a média dos americanos. Eles preferem não criar dívidas e, em sua maioria, usam mais o débito, cheque e até mesmo dinheiro. Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram não ter cartão de crédito.

Compreendida entre jovens de 18 a 34 anos, a geração Y não só cuida melhor do dinheiro como também aprendeu com os erros das gerações passadas ao tratar de investimentos. Segundo a corretora também americana UBS Wealth Management Americas, eles são mais conservadores nessa questão e preferem investimentos de curto prazo. Ao contrário de seus pais ou avós, eles investem com objetivos mais próximos, e não com a preocupação de construir riquezas para a posteridade.

O que faz com que eles pensem assim é o fato de preferirem viver experiências em vez de fazer compras, e não desejarem muitos luxos. A geração Y é consideravelmente menos patrimonialista do que as anteriores e preferem viver o agora do que esperar o depois. Essa ideia os leva a realizarem seus objetivos cada vez mais cedo e, como já dito, não criarem grandes dívidas.

Outro ponto importante é o planejamento. Ainda que de curto prazo, os millenials realizam planejamentos e os cumprem, em sua maioria, de forma integral. Realizar um controle orçamentário, organizar as dívidas e ter uma estratégia financeira concisa são meios de alcançar a independência financeira.

É válido lembrar que mesmo que você consiga gerenciar lucros e despesas, é de grande valia contar com a ajuda de uma  consultoria financeira pessoal. Só ela poderá te orientar qual o melhor caminho a ser percorrido e se o controle do dinheiro que entra e do dinheiro que sai realmente está sendo eficiente.

Não importa a sua geração: se você precisa de auxílio do consultor financeiro nessas questões, a Bremenkamp Consultoria Financeira está pronta para te auxiliar. Entre em contato e saiba como funciona nossa consultoria financeira pessoal.



× Fale comigo!