Administrar o próprio dinheiro nem sempre é fácil. Por mais que a internet ofereça informações que auxiliem a administração das finanças, há situações em que a contratar um consultor financeiro é fundamental para obter sucesso em sua vida financeira.

Embora dados de 2014 do Estado de S. Paulo apontem para o crescimento de 39% de consultores com Certificado de Planejador Financeiro, há gestores financeiros de empresas que ainda não sabem o momento certo para contratar um consultor financeiro.

Se você também vive esse impasse, confira as informações que nós, da Bremenkamp Consultoria Financeira, selecionamos para te mostrar o momento certo para contratar um consultor financeiro.

Quando se deve contratar um consultor financeiro?

contratar um consultor financeiro para empresas

 

Quando se tem uma boa soma de recursos financeiros

Empresas que crescem exponencialmente acabam acumulando alto capital financeiro. No entanto, alguns gestores encontram dificuldades para determinar a melhor forma de diversificar o capital e ampliar os negócios dessas organizações. Nessas horas, contratar um consultor financeiro é necessário para mostrar quais são as melhores aplicações financeiras a serem feitas. O consultor também indicará quando se deve comprar, manter ou investir em ações no mercado.

Quando se deseja analisar possibilidades de investimentos

O consultor financeiro, junto ao gestor de finanças da empresa, analisará o cenário mercadológico, a fim de coletar informações que tragam base para as tomadas de decisão. Por exemplo, se o objetivo é investir em ações na bolsa de valores, o consultor estudará com o gestor a quantia que será investida. Não há um valor mínimo para se investir em ações na bolsa de valores, os valores variam de acordo com a corretora e os preços das ações a serem compradas.

Quando se deseja manter a estabilidade econômica

Engana-se quem acredita que se deve recorrer ao consultor financeiro pessoal apenas em momentos de crise nos negócios. É esse profissional quem irá sinalizar tipos de investimentos arriscados e os momentos certos para aplicar o capital. Ele também verificará se a empresa está respeitando o planejamento financeiro estabelecido por ele e pelo gestor de finanças. Sempre que possível, o consultor irá propor ajustes que aumentem os lucros e minimizem as despesas da organização.

Quando as finanças não vão bem

Contratar um consultor financeiro continua sendo fundamental para situações em que as finanças não vão bem. Empresas com dificuldade de posicionamento no mercado ou com problemas relacionados aos encargos trabalhistas podem enfrentar intensas crises financeiras. Com a contribuição do consultor financeiro, será elaborado um plano de contenção de despesas, que será essencial para arrecadar a quantia necessária para o pagamento de fornecedores e funcionários.

Para mensurar se a empresa obteve sucesso no investimento

Cabe ao consultor financeiro acompanhar o projeto de investimento da empresa do começo ao fim, indicando pontos que precisam ser ajustados para se aumentar a lucratividade. Além disso, também é importante que esse profissional dê um retorno ao contratante sobre os resultados finais de cada investimento. Se a resposta for positiva, a empresa poderá prosseguir com as estratégias de investimento.

Neste artigo, enumeramos situações que podem gerar a necessidade de se contratar um consultor financeiro. Se, mesmo com as informações aqui destacadas, você ainda não souber qual o melhor momento para contratar um consultor financeiro, entre em contato com a Bremenkamp Consultoria Financeira e agende uma reunião. O primeiro encontro é inteiramente gratuito!

 

Saiba mais:
consultoria financeira pessoal
consultor de finanças pessoais
consultor de finanças pessoais



× Fale comigo!