A modernidade nos trouxe um leque de opções que maximizam nossos desejos de compra, concorda? Somos o tempo inteiro bombardeados por oportunidades de produtos ou serviços que gostaríamos de conquistar. No entanto, se formos dar voz às nossas emoções e deixarmos a razão de lado algo tende a esvaziar: o bolso. Queremos saber: o que você conhece sobre momento financeiro? Qual é o seu? O que tem feito para transformá-lo em positivo? Neste artigo, trouxemos definições e dicas que podem te ajudar a ampliar sua visão sobre o tema. Leia-o até o final e entenda como é possível compreender o cenário e modificá-lo a seu favor.

Momento financeiro: qual a definição?

entenda seu momento financeiroO momento financeiro decorre de um estudo sobre o uso do dinheiro de um indivíduo. Desta maneira, ele representa o modo como a renda é administrada. Em função disso, contribui para esclarecer qual é o direcionamento dado ao dinheiro no passado, presente ou, até mesmo, futuro, quando existe alguma aplicação passível de retorno.

Em linhas gerais, medimos o investimento financeiro a partir da seguinte fórmula:

  • M = renda líquida – investimentos – gastos totais, onde M pode ter valor positivo ou negativo.

Portanto, gastos, endividamentos e aplicações são capazes de transformar o momento financeiro. Ou seja, torná-lo mais fácil ou difícil de ser vivido. Mas lembre-se: tudo o que é capaz de afetá-lo negativamente pode ser resolvido a partir de uma postura mais racional sobre os investimentos.

E quais são os momentos financeiros mais comuns?

1- Limítrofe ou neutro

O momento financeiro limítrofe ou neutro, como o próprio nome já diz, é aquele que está no limite. Aqui, a função que usamos para explicar a definição tem M=0. Ou seja, a renda líquida, gastos e investimentos estão completamente regulados. Não se torna possível movimentar o dinheiro para mais ou para menos tendo em vista a tendência de queda, o que leva ao endividamento.

2- Positivo

O momento positivo ocorre quando ‘’sobra dinheiro’’. Em outras palavras, quando a função de M é maior que zero, mostrando que a renda líquida é maior do que gastos e investimentos.

Entendemos que este seja o melhor momento para investir em função da segurança de administrar a quantia. No longo prazo, momento positivo contribui para a conquista da liberdade financeira.

melhore seu momento financeiro3- Negativo

No momento negativo, a renda líquida não é capaz de suprir investimentos e gastos. Em decorrência disso, M tende a representar valor menor que zero. Essa situação representa urgência no gerenciamento, principalmente, de gastos e demanda ação de intervenção. Não usar o parcelamento do cartão de crédito, por exemplo, é uma boa opção para não alcançar este momento financeiro.

Como garantir um melhor momento financeiro?

  • Use apenas os recursos que tem;
  • descubra quais são suas maiores fraquezas com relação ao dinheiro;
  • tenha em mente quais são seus pontos fortes;
  • calcule uma meta;
  • seja fiel aos seus objetivos financeiros;
  • limite os gastos supérfluos.

Conte com consultoria financeira de qualidade!

Conseguiu se encontrar em um momento financeiro que foi citado ao longo deste artigo e precisa de ajuda? A Bremenkamp Consultoria Financeira pode auxiliar na organização da sua vida financeira. Investimentos feitos com segurança te conduzirão até a conquista de seus objetivos pessoais. Fale conosco e marque a primeira reunião inteiramente gratuita.

Veja outros artigos relacionados a este:



× Fale comigo!