Depois de já ter lido nosso artigo sobre como reerguer as finanças pessoais no período de crise global, sua dúvida deve ser: quais são os erros que atrapalham meu projeto financeiro pessoal? Preparamos este artigo para responder à pergunta e mostrar o que pode ser feito para manter o controle. Ficou curioso? Prossiga a leitura para entender como administrar seu dinheiro com propósito.

Quais erros impedem o sucesso do planejamento financeiro pessoal?

1- Ignorar as dívidas anteriores

O planejamento financeiro pessoal não deve dispensar as dívidas anteriores a construção dele. Pelo contrário, no momento em que o plano é montado deve prever quais serão as fórmulas de fazer o pagamento em dia para dispensar o risco de juros.

Em casos onde as dívidas anteriores já possuem mais tempo, é considerável que você tome uma postura ativa e busque negociá-la para encontrar a proposta que melhor se encaixa no seu planejamento.

compras podem atrapalhar seu projeto financeiro pessoal2- Não limitar o excedente

As despesas pessoais podem ser de origem: fixa, variável e emergencial. Tendo em vista essa diferença entre as classificações, torna-se um erro agrupar uma série de dívidas até que estas atinjam o excedente. Ou seja, a parte reserva não pode ser compreendida como parte predefinida para pagamento. Por essa razão, você deve limitar o excedente e apenas usá-lo quando há necessidade extrema.

3- Sobrepor dívidas sem saber a condição de pagá-las

Outro erro bastante comum que pode atrapalhar seu projeto financeiro pessoal é acrescer uma dívida sobre outra. Em geral, esta questão ocorre quando há parcelas altas no cartão de crédito e as demais vão sendo somadas a estas. Tal situação dá origem a uma dívida ainda maior, que tem grandes chances de fugir do controle.
Neste caso, já criamos outro artigo para que você saiba se vale a pena ou não abrir espaço para um eventual parcelamento.

4- Deixar de anotar os pequenos gastos

Dentro do projeto financeiro pessoal também devem constar os pequenos gastos. Em razão disso, uma pessoa que anota só os gastos que considera mais difíceis de serem pagos dentro do prazo ou aqueles que são comuns, fixos, comete um erro.

Os gastos do dia a dia também devem constar no planejamento financeiro de sucesso. Não deixe de ter atenção a eles também!

negociação para o projeto financeiro pessoal5- Não adotar nenhum modelo de investimento

O quinto erro da nossa lista consiste em não adotar nenhum modelo de investimento. Por vezes, depois de já terem deixado o excedente à parte, como pontuamos anteriormente, as pessoas entendem que seja bom mantê-lo na conta corrente. Porém, esta técnica não garante que a quantia possa ser acrescida.

Você poderá ver seu dinheiro render mais quando adotar algum modelo de investimento. Conte com a ajuda de um consultor para te auxiliar na escolha do modelo que atenda suas necessidades.

6- Não buscar uma consultoria financeira

Por fim, outro aspecto que deve constar no seu projeto financeiro pessoal é o apoio orientado por uma consultoria financeira de qualidade. Somente assim você terá um parâmetro bem definido entre seus ganhos e gastos. Deste modo, se verá bem longe das dívidas e mais perto de alcançar seu sucesso financeiro.

A Bremenkamp Consultoria Financeira pode te auxiliar no seu projeto financeiro pessoal. Agende uma reunião gratuita conosco e esquive de todos os erros que foram descritos ao longo deste artigo. Inicie com o pé direito! Entre em contato para resolver sua situação financeira.

Veja os últimos artigos que foram publicados em nosso blog:



× Fale comigo!