Tanto na vida pessoal, quanto corporativa, é preciso – e extremamente necessário – manter o consumo equilibrado. Neste artigo, o consultor financeiro Raphael Bremenkamp focou nas medidas certas que uma empresa (a gestão) deve tomar para manter tal consumo. Essa atitude reduz gastos e influencia positivamente nas receitas corporativas. Continue a leitura até o final para entender melhor o assunto!

O que é o consumo equilibrado?

pessoa fazendo contas na calculadoraConsumo equilibrado trata-se de uma forma de planejar os gastos futuros. Basicamente, é uma medida efetiva de aprimorar a educação financeira e evitar tudo o que é supérfluo. Ou seja, serve tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas. Com a análise, é possível apontar para onde o dinheiro vai e assim identificar o que proporciona – ou tende a gesticular – as crises financeiras. Para empresas, consumo equilibrado deve ser prioridade!

Vida pessoal

Na vida pessoal, o consumo equilibrado é muito bem-vindo tanto para quem simplesmente deseja manter a estabilidade financeira, quanto para as pessoas que estão endividadas ou em busca de poupar dinheiro para um propósito maior. A análise de gastos ajuda a identificar o que não possui tanta necessidade assim e, então, eliminar.

Vida corporativa

Já para empresários, o foco deste artigo, é extremamente importante que toda a gestão empresarial esteja baseada em um consumo equilibrado de recursos em geral. Tanto pessoal, quanto de materiais e equipamentos. A seguir, você verá como é possível aplicar o planejamento no dia a dia corporativo sem muitas complicações. Atente-se e anote todas as dicas!

Analisando os impactos: o que pode ser mudado na empresa?

Eletricidade

Muitas das vezes o consumo equilibrado gesticula em melhorias ao meio ambiente também, o que é o caso da economia de energia. Uma alternativa para diminuir gastos é aproveitar a energia solar sempre que possível, desligar equipamentos e lâmpadas em horários sem trabalho, uso moderado do ar condicionado, entre outros.

Tecnologia

Por falar em equipamentos, telefone e internet são duas tecnologias praticamente necessárias em toda empresa. Mas ainda assim há uma forma de aplicar consumo equilibrado desses meios. Aqui, o foco é diminuir os gastos no final do mês. Portanto, faça uma análise da real necessidade de ligações e uso da internet e defina o pacote de dados que supra. Existem planos corporativos perfeitos para isso!

Gestão de pessoas

Como dito anteriormente, o consumo equilibrado é uma iniciativa da gestão empresarial. Portanto, ele pode começar antes de contratar e demitir funcionários. Tenha sempre em mente todos os gastos envolvidos com treinamento, direitos trabalhistas e outros encargos aplicados na contratação de funcionários. Depois, avalie a possibilidade de terceirizar outros tipos de serviços, já que eles livram você de muitos tributos.

Estoque

Planejamento de estoque é o que dita o sucesso – ou o completo oposto – de muitas empresas. Para o segmento de varejo e compras em geral, ter controle da rotatividade é essencial. Com isso, é possível aplicar uma logística de estoque eficiente que não gere gastos supérfluos. Além disso, existem os custos com a construção de um armazém e sua manutenção, software de controle, deterioração de mercadorias, etc. Com o controle equilibrado, os gastos serão suficientes para a demanda atual.

Tributação

Além dos encargos trabalhistas citados acima, uma empresa para existir e atuar precisa arcar com um regime de tributação, na maioria das vezes, severo. Para lidar com os diferentes tipos de lucros, taxas e afins, é necessário contar com um consultoria financeira especializada e, assim, manter o consumo equilibrado da empresa em geral.

Descartáveis e papéis

Parece um pequeno detalhe, mas diariamente os funcionários fazem uso de centenas de descartáveis e papéis. Uma alternativa – também ecologicamente correta – é substituir os copos descartáveis por copos individuais retráteis. Para a papelada, desde documentos, contratos e outros, é possível transferi-la totalmente para o digital e ainda otimizar os processos internos.

Acompanhamento financeiro profissional é a melhor escolha!

Pessoa fazendo cálculo para consumo equilibradoPara aplicar consumo equilibrado nos negócios próprios é preciso ter acompanhamento financeiro. A Bremenkamp Consultoria Financeira tem as soluções que você precisa! Oferecemos consultoria financeira necessária para esse momento.

Visite nosso blog e leia outros artigos sobre palestra sobre finanças em empresas, motivos para investir na bolsa de valores, liberdade financeira e muito mais!

Entre em contato agora mesmo!



× Fale comigo!