A crise na economia global instaurada em 2020 em decorrência do novo coronavírus prejudicou financeiramente muitas famílias, inclusive do Brasil. A partir disso, cresceu-se a importância de se ter uma reserva de emergência. Para facilitar o entendimento sobre o assunto, o consultor financeiro Raphael Bremenkamp separou dicas úteis para você aplicar agora mesmo a sua vida. Acompanhe a leitura a seguir com atenção e previna-se!

Tudo o que você precisa saber sobre reserva de emergência!

dinheiro investido em reserva de emergênciaDefinição

Reserva de emergência é o que vai lhe ajudar em casos de urgências hospitalares, casos de demissão, rendimento baixo, etc. Ou seja, é uma ajuda que você mesmo prepara ao longo dos meses para evitar grandes transtornos. Atual, com a crise ocasionada pelo coronavírus, muitas pessoas sentiram falta de uma reserva de emergência. Por isso, neste artigo você encontrará as melhores soluções para criar uma!

Benefícios

  • Evita empréstimos e dívidas futuras;
  • gestão de despesas sem preocupação;
  • equilíbrio e saúde financeira;
  • prevê problemas e apresenta soluções rapidamente;
  • conforto mental e físico;
  • capacidade de investir.

No Brasil, pesquisas apontam que boa parte das pessoas preferem lidar com um problema apenas quando ele aparece. Ou seja, não possuem uma reserva de emergência. E isso em grande escala pode trazer sérios problemas! É o que acontece agora em decorrência do coronavírus. Com desemprego, por exemplo, torna-se dificultoso manter despesas fixas (água, luz, financiamento de carro e casa, entre outros) sem solicitar empréstimos. Com uma reserva de emergência seus problemas estariam controlados.

Vale lembrar que a reserva também fornece segurança para aposentadoria, viagens ou compras de bens futuramente.

Passo a passo: monte sua reserva de emergência agora!

imagem de saco com cifrão e pote com moedas e miniaturas de casas indicando reserva de emergênciaRegistre seu orçamento

Antes de definir o montante desejado para a reserva de emergência, avalie e registre seu orçamento. Qual é a atual receita, as despesas fixas e demais custos. Anote os valores destinados a aluguéis, instituições de ensino, cartão de crédito, água, luz, IPTU, IPVA, seguros, etc. O primeiro passo, portanto, é classificar a origem de cada custo.

Defina as metas

Agora é hora de trabalhar em cima da reserva de emergência. O recomendado é que esse valor cubra as despesas mensais já classificadas por 6 meses. Para chegar a esse valor, basta multiplicar as despesas fixas por seis. Depois, basta definir o prazo que deseja chegar à reserva de emergência ideal.

Se suas despesas acumulam-se em R$ 3 mil mensais, para render em 6 meses você deve reservar um valor aproximado de R$ 18 mil. Pode parecer muito, mas com metas menores, poupando dinheiro, evitando gastos e investindo, é possível reservar a quantia ao longo de um prazo determinado (que pode levar meses ou anos). Em alguns momentos, talvez você precise retirar um valor, mas o objetivo é sempre manter a reserva de emergência com a quantidade necessária para 6 meses de sobrevivência (para mais).

Corte gastos e poupe dinheiro

Depois de avaliar suas despesas fixas, algumas delas podem, inclusive, serem revistas. Cortar gastos supérfluos, poupar dinheiro e usá-lo corretamente são alternativas que aumentam sua reserva de emergência. Com essa segurança, parte do valor pode destinar-se até para viagens futuras, por exemplo. Poupar agora para ter equilíbrio necessário para conquistar maiores patamares amanhã! Lembre-se: não se endivide e cuide da saúde mental – que é comumente prejudicada por uma vida financeira alarmante.

Faça investimentos

No blog da Bremenkamp Consultoria Financeira, você confere um artigo exclusivo sobre investimentos sem imposto de renda. Alguns deles são: LCI E LCA, CRI e CRA, entre outros. Por aqui, já falamos também sobre o processo de investir no Tesouro Direto. Depois de escolher sua forma de investimento ideal, saiba que esta é uma forma eficiente de trabalhar a reserva de emergência também.

O que fazer durante todo o processo?

Você precisa de consultoria financeira pessoal para criar, de forma saudável e segura, uma reserva de emergência. Entre já em contato e conheça nossas soluções personalizadas de acordo com suas necessidades!



× Fale comigo!