O controle financeiro doméstico é uma tarefa essencial quando se trata de evitar endividamento e imprevistos. É preciso utilizar de ferramentas que ajudem na administração de salário, de forma que o mesmo dê para pagar as contas e, também, sobrar para benefício próprio. Uma das ferramentas mais utilizadas nas iniciativas de planejamento financeiro é a planilha de gastos pessoais.

A planilha de gastos permite que você acompanhe regularmente suas despesas e saiba para onde está indo o seu dinheiro, mas, para isso, é preciso que sua planilha seja extremamente detalhada.

Se você se interessou em saber quais são os benefícios de montar a sua planilha de gastos pessoais, acompanhe esse artigo do consultor Raphael Bremenkamp.

5 benefícios de possuir a sua planilha de gastos pessoais

1. Ajuda a cortar gastos supérfluos

Muita das vezes, gastamos dinheiro com algo desnecessário no cotidiano, as vezes até esquecendo quais são. Por meio da planilha de gastos pessoais as despesas que nem sempre são essenciais podem ser identificadas e, assim, cortadas do orçamento.

São atitudes pequenas que não parecem fazer muita diferença, mas que podem ser contidos ou mesmo evitados, fazendo com que o retorno financeiro para você seja bem melhor.

2. Evita conta no vermelho

Graças à planilha de gastos pessoais e o controle que ela proporciona sobre suas finanças, você não possuirá a incerteza de que sua conta possa ficar no vermelho e evitará o temido nome negativo.

O controle de rendimento pode evitar que você enfrente os grandes vilões na trajetória de finanças, os juros, que serão tratados no próximo tópico.

3. Juros e dívidas são evitados

Os juros são uma das maiores preocupações de pessoas que querem manter suas finanças em um nível saudável. Alguns são mais altos, como por exemplo, os cobrados quando você paga o mínimo do cartão de crédito ou utiliza o cheque especial. Há também os mais baixos, como os de atraso da conta de luz ou do IPTU.

Independentemente do motivo dos juros, por meio da planilha de gastos pessoais, você aprende a evitá-los e equilibrar suas contas.

4. Mais controle sob as suas metas de vida

Com a planilha de gastos, o gerenciamento financeiro ajuda nos seus objetivos. Possuindo objetivos, poupar dinheiro não é visto como desperdício, mas sim como um investimento para a sua casa, seu carro, uma viagem com a família e afins.

5. Otimiza seu planejamento financeiro

A planilha de gastos pessoais te ajuda a ter um planejamento financeiro e desenvolvê-lo. Adquirindo esse hábito, você estará cuidando do seu futuro e o protegendo de imprevistos.

Ela também pode ser feita com a ajuda de uma consultoria financeira e, assim, você ainda poderá tirar alguma dúvida sobre como melhorar suas finanças pessoais ou montar o seu planejamento financeiro.

Ter a ajuda de uma consultoria financeira pessoal com capacidade para sanar todas as suas dúvidas e inseguranças financeiras pode fazer toda a diferença no seu planejamento. Para isso, você pode contar com o profissional Raphael Bremenkamp, que é um consultor financeiro com anos de experiência no mercado. Entre em contato conosco e agende sua primeira reunião.