Ter uma boa organização financeira é essencial para que você não termine o ano no vermelho, nem comece um novo com dívidas passadas. São vários parcelamentos e diversas compras a crédito que ficamos carregando ao longo de todo o ano e, no fim, acabamos carregando para o novo ano.

Começar o ano com novas práticas é sempre um sinal de renovação. E quem não quer ter uma renovação na vida financeira? Para te ajudar a adotar novos costumes, pensar um pouco sobre suas finanças e tentar melhorá-la, a Bremenkamp consultoria financeira elaborou uma lista com 6 dicas bastante eficazes. Confira-as e comece já a sua organização financeira de fim de ano.

Como ter uma boa organização financeira no fim do ano

Planeje os presentes de natal

Os presentes de natal são grandes inimigos da organização financeira no fim do ano. Esse é o momento em que todo mundo resolve gastar e o comércio aproveita isso aumentando os preços ou até mesmo fazendo falsas promoções. Para que você não gaste mais do que deveria, pense no que irá comprar com antecedência e avalie se sua lista de presentes cabe no seu bolso.

Evite as dívidas

Por mais que pareça uma dica óbvia, evitar as dívidas é indispensável para ter um bom controle de suas finanças. Principalmente se você já estiver pagando parcelas ao longo do ano, tente não comprar mais nada a crédito nestes últimos dias. É melhor se organizar e pagar tudo à vista do que parcelar ou pagar a crédito e se endividar ainda mais.

Pense o que pode vender

O fim do ano é muito bom para nos desfazermos de bens e objetos que nos trazem gastos muito grandes e atrapalham nosso orçamento. Um carro, por exemplo, representa um custo mensal de quase 3% do valor dele integral. Será mesmo que você precisa do seu carro para o dia a dia? Não seria uma economia usar apenas transportes públicos? Considere outras alternativas em busca de menores custos.

Não se esqueça do ano seguinte

Muitas pessoas se empolgam no fim do ano, gastam todo o dinheiro que têm e se esquecem de que precisarão dele no ano seguinte. Lembre-se sempre de que tudo feito com antecedência e planejamento é melhor. Aproveite esse último mês para fazer seu planejamento do próximo ano, já contando com a sua renda desse ano – e não apenas com o que você irá ganhar no próximo.

Se prepare para janeiro

Janeiro é o mês em que precisamos pagar despesas muito caras e indispensáveis, como IPVA, IPTU, matrícula, material escolar, renovações de contratos e outros. Sabendo disso, você não precisa esperar que janeiro chegue para se assustar com todos esses valores. Se planeje com antecedência e reserve alguma quantia por mês, ao longo do ano, para cobrir essas despesas sem apertos.

Reflita sobre sua situação

Fim de ano é tempo de mudança, de reflexão, de pensarmos o que fizemos de errado durante o ano e que gostaríamos de mudar no próximo. Esse é o melhor momento para você parar um tempo e avaliar sua situação financeira atual. Você está satisfeito com ela? Gostaria de mudá-la? Tem conseguido controlá-la bem? Se o resultado da sua reflexão não foi muito satisfatório, pode ser hora de buscar ajuda de um especialista em consultoria financeira pessoal.

Um consultor financeiro é o profissional que irá te ajudar a solucionar suas dívidas, planejar suas finanças, controlar seu orçamento e ter uma boa organização financeira no geral. Raphael Bremenkamp tem anos de experiência na área de consultoria financeira pessoal e te guiará para uma solução efetiva. Entre em contato com a Bremenkamp consultoria financeira e agende já sua reunião!



× Chamar no WhatsApp!