Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) feita em 27 capitais, indicou que quase metade dos brasileiros não realiza o controle das próprias finanças. Além disso, 31% possui insegurança para lidar diretamente com dinheiro e 34% não preza por cuidados e controles por indisciplina. Esses dados apenas reforçam a importância da educação financeira no país, seja em escolas, faculdades e afins.

O controle financeiro pessoal é importante para pessoas de qualquer classe social. É preciso saber quanto ganha-se ou gasta, para haver um equilíbrio e, até mesmo, prevenção de danos. Um dos passos mais indicados para aprender a cuidar das finanças pessoais é ler livros sobre o assunto, em que seja possível ter contato com especialistas de uma forma mais simples e acessível. Por isso, o consultor Raphael Bremenkamp separou 5 livros que você deve ler sobre educação financeira. Confira!

Educação financeira: conheça os 5 melhores livros sobre o assunto

1. Quem pensa enriquece (Napoleon Hill)

educação financeira: napoleon hillO autor da obra, Napoleon Hill, realizou um estudo sobre as pessoas mais bem-sucedidas mundialmente da época (1937), buscando entender sua mentalidades e atitudes. No livro, é explicado as principais características destas pessoas e como desenvolver o mesmo tipo de pensamento delas.

O autor acompanhou mitos como Henry Ford, Theodore Roosevelt e John Rockefeller, encontrando neles 15 características comuns, estando entre elas a persistência e a agilidade em momentos de decisão. A obra vendeu mais 30 milhões de exemplares internacionalmente e é considerada um dos maiores best-sellers sobre educação financeira.

2. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

educação financeira: charles duhiggCharles Duhigg é repórter do jornal The New York Times e autor da obra O poder do Hábito (2012), além de possuir o troféu de vencedor do Prêmio Pulitzer (2013) por uma série de reportagens sobre a Apple (The iEconomy).

O autor toma como base a ciência para descrever os hábitos de indivíduos e sua formação na sociedade, de acordo com a influência perante negócios e finanças. Por isso, para modificar costumes e tomar decisões saudáveis, pequenas mudanças devem ser adotadas, como a implantação de uma educação financeira no cotidiano de pessoas, famílias e empresas.

3. Pai Rico Pai Pobre

educação financeira: pai rico pai pobreO livro é escrito por Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter. Robert conta a história de seu pai biológico, o “Pai Pobre”, um homem que, mesmo possuindo virtudes, como honestidade e inteligência, não conseguiu atingir a liberdade financeira.

O “Pai Rico” do título do livro é um comerciante local que se tornou o homem mais rico do Havaí e, além disso, pai do melhor amigo do autor. Por meio de ensinamentos simples, o “Pai Rico” instruiu Kiyosaki, que, agora, transmite seus aprendizados por meio desse livro.

Nele, os leitores têm acesso a conceitos interessantes do universo financeiro e essenciais para educação financeira, como a “Corrida dos Ratos”, que seria a elevação do padrão de vida conforme o salário da pessoa aumenta, formando uma espécie de círculo vicioso – quanto mais ganha, mais gasta, não conseguindo poupar devido ao custo de vida crescente.

4. Quero Ficar Rico – Rafael Seabra

educação financeira: quero ficar ricoRafael Seabra possui milhões de leitores e alunos na internet e grande mídia, como é possível notar em suas participações em programas de televisão. No livro, é passado aos leitores dicas de finanças pessoais e educação financeira, por meio dos próprios erros do autor e de relatos dos alunos e leitores. O objetivo do livro é tornar acessível o caminho para a liberdade financeira.

5. Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

dica de livro sobre educação financeiraEste livro de T. Harv Eker, é um dos maiores best-sellers mundiais do segmento de educação financeira. O autor faz você refletir sobre “o seu modelo de dinheiro”, conjunto de crenças que cada indivíduo cria e alimenta desde a infância, moldando seu destino financeiro. Com isso. ele mostra como acabar com pensamentos destrutivos que influenciam suas ações e atrapalham sua vida financeira.

Para te ajudar em assuntos sobre finanças e economia, procure a Bremenkamp CF. Raphael Bremenkamp é consultor financeiro com 15 anos de experiência no mercado e irá auxiliar seus investimentos, suas finanças e tirar todas as suas dúvidas sobre tais assuntos. Entre em contato e agende sua primeira consultoria financeira pessoal gratuitamente!

Links úteis:
coaching financeiro
consultor financeiro pessoal rj
consultor financeiro pessoal sp



× Fale comigo!