Se você chegou até este artigo, muito provavelmente passa por sua mente começar a investir em 2020. Ou então, aumentar seu saldo mensal de investimentos. Para facilitar o seu caminho, separamos investimentos sem imposto de renda ideais para sua vida neste momento. Portanto, anote todas as dicas que vão proporcionar um programa seguro e rentável para os próximos meses.

O que são investimentos sem imposto de renda?

o que são investimentos sem imposto de renda

Investimentos sem imposto de renda são uma oportunidade para você que deseja iniciar suas aplicações com valores menores e sem impostos aplicados sobre o rendimento. Ou seja, sem imposto de renda. Por mais que o resultado seja mais baixo que o investimento tradicional, ainda é uma grande chance de dar os primeiros passos.

Funcionamento

Alguns setores que estão em constante crescimento, como o imobiliário, oferecem opções de investimento sem imposto de renda. Essa isenção é uma ação estratégica que gesticula em melhorias para a economia de cada segmento.

Existem limites de renda que definem quem deve ou não declarar imposto de renda. Por exemplo, se a rentabilidade de investimentos somada aos salários, ao final do ano, não ultrapassar R$40.000,00, você está livre na obrigação de declarar o IR. Para bens materiais e aplicações, o total da somatória para garantir a isenção não pode ultrapassar R$300.000,00.

Saia da poupança tradicional e saiba como aplicar o dinheiro em investimentos sem imposto de renda a seguir!

Tipos de investimentos sem imposto de renda

CRI e CRA

Dentre os investimentos sem imposto de renda, destacam-se o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e o Certificado de Recebíveis Agrícolas (CRA). O primeiro é emitido pela própria empresa responsável por captar o dinheiro, geralmente quando precisa da quantia antecipadamente. Já o CRA é cuidado por produtores rurais. Entretanto, ambos funcionam como uma forma de negociação de créditos a serem recebidos. O interessado na compra repassa o valor para a empresa que, posteriormente, devolve com juros previamente estabelecidos.

LCI e LCA

As siglas acima significam, respectivamente, Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). O primeiro método de investimento é focado nas rendas fixas, onde sua emissão é por responsabilidade dos bancos. Você, ao investir, empresta o dinheiro ao banco que irá financiar atividades no segmento imobiliário. A LCA, como antecipa o nome, direciona a captação de recursos para o agronegócio.

Fundos Imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliários, ou FII, também se destacam entre os investimentos sem imposto de renda. O dinheiro é voltado para imóveis e outras questões imobiliárias. Atente-se às regras que envolvem seu perfil de investidor e o momento ideal para aplicação da quantia objetivada.

Debêntures Incentivadas

Quando uma corporação precisa de dinheiro emprestado para quitar dívidas ou tocar projetos com escopo maior, costuma recorrer aos debêntures. Ou seja, você pode investir seu dinheiro em projetos ligados à distribuição de energia, mobilidade urbana, saneamento e outras obras categorizadas como isentas de IR. Veja com seu consultor financeiro as questões envolvendo liquidez e probabilidade de crédito elevado.

Controle financeiro é o segredo de tudo!

controle financeiro

Se identificou com um dos tipos de investimentos sem imposto de renda? Essa é sua oportunidade de entrar no mercado financeiro fazendo seu dinheiro render. Porém, não comece sem antes garantir para sua ascensão uma consultoria financeira de qualidade. Para isso, conte com a Bremenkamp Consultoria Financeira.

Aproveite e leia em nosso blog artigos exclusivos sobre importância do consumo equilibrado, motivos para investir na bolsa de valores, palestra de finanças para empresas e muito mais! Entre já em contato!



× Fale comigo!