Em função da pandemia de Covid-19, a inflação baixa foi mantida em um momento em que a economia encontra-se em recessão. Neste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15, que estipula a média da inflação oficial, alcançou -0,59% em maio. Este registro significou a maior queda desde o início do Plano Real em 1994. Agora, será que a inflação muito baixa é boa para economia e estimula investimentos? Prossiga a leitura para descobrir a resposta para essa questão! Ao final, veja como a consultoria financeira pode te auxiliar.

A inflação baixa é ruim para economia? Descubra!

A inflação muito alta atinge consideravelmente o poder de compra do consumidor, por consequência quando a margem é mais baixa do que o esperado também acarreta problemas para economia. Ou seja, a inflação baixa ou nula tende a estagnar a movimentação econômica no país.

Nesta medida, esse fator implica diretamente nos pequenos ou novos negócios, como startups, que tenham surgido em momentos mais equilibrados. Há propensão que eles comecem a “morrer’’ por não conseguirem garantir o retorno aguardado.

inflação baixa e sua influencia na economiaE os investimentos, como ficam?

Alguns fundos têm a inflação como tipo de remuneração ou índice de regulação. Um bom exemplo para isso são os fundos de inflação, que podem ter prazos de carteira mais curtos ou longos de acordo com o retorno que busca-se obter. Nele, a inflação em queda ou baixa significa menor rentabilidade.

Por outro lado, uma inflação mais baixa, em geral, resulta em uma Selic mais baixa. Com uma Selic mais baixa os investimentos em renda fixa se tornam menos atraentes, fazendo com que a renda variável se torne um mundo mais explorado pelos investidores. Logo, bons dividendos podem ser atingidos.

Contudo, o investidor não deve deixar de analisar os seguintes dados para garantir que está investindo certo nesta modalidade:

  • histórico de dividendos;
  • preço da ação dividido pelo lucro por ação (P/L);
  • liquidez corrente;
  • margens (Líquida, EBTIDA e Bruta);
  • retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE);
  • endividamento.

Existe uma inflação “ideal” para o país?

Não existe uma taxa pré-determinada como inflação ideal para o Brasil. Acredita-se que a melhor taxa seja aquela que não impeça a decisão de compra dos consumidores, ao passo que eles possam sentir-se mais estimulados. Por isso, a média em torno de 3% e 4% torna a situação mais confortável.

Desta maneira, reverter o problema de inflação baixa é um desafio para os administradores. Entenda: torna-se inviável admitir aumento de ofertas de emprego se não há consumo.

qual a influencia da inflação baixa nos preços?Vantagem do equilíbrio da inflação

A maior vantagem do equilíbrio da inflação é a previsibilidade. Ou seja, investidores e empreendedores conseguem abrir espaço para estipular estimativas sobre o ramo onde investem o dinheiro deles. Ademais, dentro desta lógica também é possível considerar metas que precisam ser atingidas a longo prazo para o desenvolvimento pessoal ou da companhia.

Conte com a Bremenkamp Consultoria Financeira!

Gostou de entender mais sobre a inflação baixa e como ela pode influenciar a economia? A Bremenkamp Consultoria Financeira pode te auxiliar sobre investimentos, controle orçamentário, planejamento financeiro e muito mais! Entre em contato conosco e alavanque sua renda!

Continue lendo sobre temas semelhantes a este em nosso blog. Veja:



× Fale comigo!