Uma dúvida que sempre ecoa na cabeça das pessoas, independentemente da idade, é: em que momento vou atingir meu sucesso profissional? Os mais jovens se apressam e esperam ansiosamente o momento que vão deixar o nível estagiário. Os mais velhos, na maioria das vezes, visam os cargos mais altos da diretoria. Entretanto, também existem as pessoas que se acham velhas demais para voltarem ao mercado. São muitas questões envolvidas na trajetória para sucesso profissional. Neste artigo, conheça o que o consultor financeiro Raphael Bremenkamp tem a falar sobre isso!

Quando o sucesso profissional acontece?

idosa trabalhando em máquina de costuraIdade média para os cargos

Antes de falar sobre o sucesso profissional, é importante ressaltar o que as pesquisas realizadas no mercado de trabalho apontam. Comumente, um estagiário chega ao cargo de presidente em até 14 anos de trabalho. Enquanto isso, trainees levam um pouco menos, 12 anos. A média da idade comum de estagiários é de 22 anos e trainee, 24. O tempo previsto para presidência ou cargo elevado parece muito, mas por exigir esforço, dedicação e especialização, passa rapidamente. O cargo mais alto da empresa é ocupado, geralmente, por uma pessoa a partir dos 40 anos de idade em média.

Desenvolvimento da carreira

O sucesso profissional está diretamente envolvido com a forma em que a carreira se dá em seu planejamento. Para correta tomada de decisão, você precisa conhecer seu potencial e principais valores. Ou seja, há a necessidade de um autoconhecimento para que haja estabilidade e ascensão na carreira. Você, hoje, busca por autonomia, estabilidade, segurança, capacidade técnica, inovação, criatividade ou estilo de vida determinado? Essas questões pontuam em qual momento da carreira você se encontra.

Divisão para as idades

mulher mas velha e homem jovem comemorando o sucesso profissional

Não é possível pré-determinar quais cargos estão relacionados com cada idade. Afinal, cada pessoa possui um tempo único de formação, especialização, experiência no mercado, etc. Porém, as mesmas pesquisas que apontam a idade média para estágio, por exemplo, também dissertam acerca dos níveis que levam ao sucesso profissional. Com a lista a seguir, procure não ficar desmotivado caso não tenha cumprido algum tópico. A intenção é gesticular em novos planejamentos que te levarão à retomada às metas.

  • 20 anos: cargos relacionados à estágio, trainee, analista júnior e pleno;
  • 30 anos: analista pleno e sênior e ocupação da coordenação;
  • 40 anos: cargos relacionados à gerência, carreira ficando mais consolidada;
  • 50 anos: ocupações na gerência, diretoria ou como conselheiro;
  • 60 anos ou mais: cargos executivos e presidenciais, e participações em conselhos.

Logicamente, a média estabelecida acima foi realizada com profissionais que são funcionários em outras empresas. Hoje em dia, existem diversas formas de empreender por conta própria e construir patrimônio. Mas ainda assim são muitas pessoas que estão, hoje, investindo em capacitação para o crescimento em negócios que não são de próprio cunho. Em uma visão assertiva e otimista, o sucesso profissional começa já desde o estágio. Afinal, cada etapa contribui para o desenvolvimento da carreira. Ao longo do tempo, vão sendo conquistados o controle financeiro, qualidade de vida, investimentos, etc.

Após os 50 anos, posso retornar ao mercado?

Você leu o artigo sobre sucesso profissional até aqui e não se identificou com nenhum dado apontado pelas pesquisas realizadas no mundo corporativo? Precisou pausar a carreira para cuidar da saúde ou investir em projetos pessoais que não cresceram como o esperado? Conquistar vagas e permanecer não é uma tarefa simples, ainda mais quando o profissional já passou dos 50 anos.

A principal dica para quem busca entrar no mercado de trabalho após os 50 é aproveitar de toda a maturidade, equilíbrio e responsabilidade. Considerar tais vantagens adquiridas com o tempo e predispor-se a entrevistas para empregos temporários, por exemplo, pelo menos no início, é essencial. Cuide da saúde, busque por novos conhecimentos e saiba que idade é estado de espírito. Mantenha-se com disposição e em busca dos objetivos.

Escolha profissional e organização das finanças

Escolher bem os passos para a construção de uma carreira estável e sucesso profissional é um processo delicado. Conte com a organização das finanças que só um bom coaching financeiro pode fornecer. Conheça a Bremenkamp Consultoria Financeira. Oferecemos consultoria financeira pessoal com o que você precisa neste momento!

Visite nosso blog e leia artigos exclusivos sobre hábitos financeiros depois dos 30, liberdade financeira, dicas financeiras ao trocar de emprego e muito mais. Para mais informações, entre em contato!



× Chamar no WhatsApp!