A fase adulta pode ser complicada, especialmente quando se está entrando nos 30 anos, período geralmente marcado por mudanças na vida pessoal e profissional. Por isso, implantar hábitos financeiros no cotidiano é essencial para dar passos importantes com tranquilidade, como por exemplo, um novo negócio, um grande passo na carreira ou até se casar.

Quanto antes adotamos hábitos financeiros em nossa vida, melhor é futuramente. Os momentos a partir dos 30 são decisivos para a vida, como comprar um apartamento ou casa ou sair de um emprego de longa data, sendo que todos exigem cuidados na vida financeira. Para conhecer quais hábitos financeiros são necessários para a sua vida pós 30 ser estável, acompanhe esse artigo do consultor Raphael Bremenkamp.

Conheça alguns hábitos financeiros para ter depois dos 30

conheça hábitos financeiros depois dos 30

Crie uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um dos hábitos financeiros que te ajuda a lidar com os imprevistos, como por exemplo, uma demissão, gastos inesperados com um tratamento médico ou uma oportunidade de viagem única. Caso não possua uma reserva, o ideal é começar desde já. É recomendado possuir ao menos 6 meses de renda.

Manter os valores da reserva investidos em aplicações conservadoras é necessária, pois elas não irão gerar prejuízo caso sejam resgatados antes do vencimento. Caso você não possua muito dinheiro sobrando, pode começar aos poucos com, por exemplo, 1% da renda, ampliando para 2% no mês seguinte e seguindo nessa ordem durante o ano.

Controle e revise seus gastos e investimentos

Procure saber para onde o seu dinheiro está indo, revisando os seus gastos e entendendo-os.

Planeje uma revisão mensal de suas finanças e fiscalize os seus hábitos de consumo que podem afetar seus investimentos.

Diversifique seus investimentos

Quando damos início aos investimentos, recomenda-se garantir boas rentabilidades em setores diversos da economia. O lugar correto para realizá-los pode variar conforme os objetivos de cada indivíduo. Podemos investir em ações, mercado imobiliário ou na criação de fontes de renda diversas.

Registrar todos os seus gastos

Anotar todos os gastos é algo simples, porém feito por poucos. Comece tal atividade como uma meta, nos próximos 30 dias e tente aplicá-la como um hábito financeiro, realizando todos os dias.

Com esse registro, você pode realizar o levantamento real do que você está gastando e, mesmo que não lembre da onde saiu um determinado gasto, você saberá controlar melhor seu dinheiro.

Pense na aposentadoria

Com a reforma da previdência em discussão, é necessário, o quanto antes, investir na aposentadoria. Não é preciso quantias exorbitantes, basta adequar ao seu orçamento. Quando mais tempo seu dinheiro estiver em uma previdência privada, mais tempo ele renderá. Não pense somente a curto prazo.

No caso de dúvidas em como se organizar financeiramente, você pode contratar um consultor financeiro. O consultor financeiro Raphael Bremenkamp possui anos de experiência no mercado e pode te ajudar a criar hábitos financeiros que garantam sua estabilidade financeira. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os serviços.

Links úteis:
consultoria financeira pessoal
consultor financeiro pessoal rj
consultor financeiro pessoal sp