Atualmente, a área de investimentos e finanças está cada vez mais interessando as pessoas, como por exemplo, os empreendedores dos últimos anos ou simplesmente futuros investidores, com o desejo de aprender aplicar e administrar seu dinheiro com o devido conhecimento. Consequentemente, o glossário financeiro tem se tornando cada vez mais acessado.
Mesmo com tal popularidade, o mundo das finanças e investimentos ainda desperta muitas dúvidas, principalmente quanto ao seus termos e jargões utilizados na área. Sabendo disso, o consultor Raphael Bremenkamp separou os principais termos presentes no glossário financeiro para o seu aprendizado. Confira!

Glossário financeiro: os termos de finanças e investimentos

Alavancagem

Quando alguém, como um gestor ou investidor, assume posições maiores do que o patrimônio possuído para uma operação. Resumidamente, ele aplica mais dinheiro do que ele possui, o que aumenta o risco de tal investimento.
Existem fundos que não permitem alavancagem e outros que delimitam um nível de alavancagem permitido.

Taxa Referencial

Popularmente conhecida como TR e calculada pelo Banco Central do Brasil, é uma taxa de juros de referência, aplicada para determinar o rendimento de investimentos no país. Apesar de sua função não ser muito popular, a TR é um dos termos em finanças e investimentos mais essenciais no cotidiano dos brasileiros, sendo um dos mais importantes do glossário financeiro.
A Taxa Referencial define o rendimento das cadernetas de poupança e outros investimentos, como por exemplo:

  • títulos públicos;
  • rendimento do FGTS;
  • a correção dos financiamentos imobiliários e de alguns outros empréstimos.

Os valores da Taxa Referencial são divulgados diariamente pelo Banco Central, porém é possível, também, encontrar informações dos valores da TR mensal e histórico anual da taxa.

Glossário financeiro: taxa referencialMulta

É uma penalidade que se aplica a quem não cumprir algum prazo ou regra prevista em contrato ou lei. Tal cobrança pode ser realizada, por exemplo, em caso de atraso de um pagamento de tributos, prestações, de conta e afins, e pode acabar sendo somada ao valor devido que está em atraso.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a multa por atraso no pagamento deve ser de até 2%. Esta multa, em alguns casos, é cobrada no mês seguinte ao atraso, como por exemplo, nas contas de consumo. Em alguns casos, a multa é somada ao valor da dívida juntamente com a mora.

Mora

É uma cobrança feita pela instituição financeira, cobrando do cliente caso ele efetue o pagamento de uma dívida em atraso. Tal cobrança funciona como uma punição pelo atraso e possui o objetivo de compensar o pagamento em uma data seguinte à data combinada, a fim de quitar a dívida ou o valor devido.

Linhas de Crédito

É o montante (capital empregado somado ao valor dos juros) total de recursos que determinada instituição financeira oferece, por meio de empréstimos, para pessoas ou empresas. As Linhas de Crédito costumam ter o foco em clientes que tenham objetivos particulares semelhantes.
Cada banco possui suas próprias Linhas de Crédito, para públicos específicos e com valores variáveis de instituição para instituição. Entre as principais Linhas de Crédito disponíveis no país, estão linhas para compra de automóveis, de imóveis, de equipamentos, empreendimentos em pequenos negócios, entre outras.

Carteira de ativos

Conjunto de ativos financeiros, incluindo renda fixa e variável, de um determinado investidor. É recomendado aos investidores, segundo especialistas, manter uma diversificação de investimentos, com diversos instrumentos, a fim de minimizar o risco de cada ativo financeiro de forma individual.

Perfil do Investidor

Funciona como uma classificação, a qual possui como objetivo a identificação do estilo de cada investidor e o risco, que quem possua interesse em investir está disposto a aceitar em relação aos seus investimentos. Um questionário chamado API (Avaliação do Perfil do Investidor), costuma estar disponível aos clientes de instituições financeiras, por exemplo, o que auxilia ao definir o perfil mais adequado ao cliente investidor.

Se está procurando ajuda para entender melhor o mundo das finanças, e que domine o glossário financeiro, você pode contar com a Bremenkamp CF. Raphael Bremenkamp é consultor financeiro com 15 anos de experiência no mercado e pode auxiliar você com seus investimentos, suas finanças e dúvidas sobre tais assuntos. Entre em contato e agende uma consultoria gratuita!

 

Links úteis:
consultor financeiro pessoal
coaching financeiro
consultoria financeira pessoal
consultor de investimentos



× Fale comigo!