O investimento na educação financeira se dá como necessário a cada dia, tanto para fins profissionais quanto para pessoais, principalmente para quem pretende entender mais sobre investir, negociar e administrar dinheiro. Para compreender e assimilar o assunto de forma diferente da convencional, assistir filmes sobre finanças pode ser uma boa maneira de aprendizagem.
Educar-se financeiramente implica em diversas áreas da vida, como, por exemplo, consumir de forma consciente, lidar de maneira correta com a renda pessoal, administrar o próprio dinheiro e informa-se sobre investimentos. Tendo em vista a importância da educação financeira, o consultor Raphael Bremenkamp separou 8 filmes sobre finanças que podem ajudar você a entender melhor o mundo financeiro. Confira!

8 filmes sobre finanças obrigatórios para sua educação financeira

1. Capitalismo: Uma História De Amor (2009)

Capitalism: a Love Story

No filme é feita uma análise de como o capitalismo corrompeu ideais de liberdade presentes na Constituição dos EUA, para gerar lucros maiores para um pequeno grupo da sociedade, enquanto a maioria social perde gradualmente seus direitos.
O roteiro tem como foco a crise financeira global do ano de 2007 a 2009, que ocorreu na transição entre o governo de George W. Bush e Barack Obama e o estímulo à economia, feito por Obama. No filme, o diretor entrevista tanto grandes nomes da economia e da política quanto pessoas comuns.

2. Trabalho Interno (2010)

Insider Job

Este é um documentário que realiza uma análise profunda, tentando compreender os fatores que levaram à crise financeira de 2008. O diretor realizou uma extensa pesquisa sobre o assunto, contando com entrevistas com grandes políticos, jornalistas, acadêmicos e personalidades do mercado.
O filme é para aqueles, principalmente, que buscam compreender a função do sistema capitalista na etapa de financeirização, mostrando o lado sujo de Wall Street e as consequências das especulações e empréstimos disponibilizados sem nenhum critério.

3. O Lobo de Wall Street (2013)

the wolf of wall streetO filme de Martin Scorsese foi baseado no livro homônimo, escrito por Jordan Belfort. Conta a história do escritor, um homem que enriqueceu às custas de investidores na década de 1990 e tornou-se conhecido por Wall Street.

4. O Dia Antes do Fim (2011)

Filmes sobre finanças: margina call - o dia antes do fim

Um dos filmes mais reais sobre o cotidiano no mercado financeiro. ‘’O dia antes do fim’’ transcorre durante 24 horas, em Wall Street. É mostrado de forma clara, todos os riscos tomados pelos maiores bancos dos EUA que beiravam a crise financeira de 2008, abordando a rotina do mercado sem muitas delongas.

5. O Capital (2012)

Filmes sobre finanças: o capital

Lançado em 2013, o filme mostra a ascensão financeira e o declínio moral de um executivo devido a atitudes questionáveis, que o mesmo precisa enfrentar para poder se manter na presidência de um banco.
O filme também aborda a interseção entre o plano financeiro pessoal dos personagens e o capitalismo tardio, marcando o momento histórico em que ambos se encontram.

6. Wall Street (1987)

Filmes sobre finanças: wall street

O primeiro grande filme sobre mercado financeiro é essencial quando se trata de filmes sobre finanças. Originalmente feito para mostrar o excesso associado ao mundo das finanças, Wall Street possui a força incentivadora necessária para recrutar investidores, analistas e banqueiros anos depois de seu lançamento.

7. A Fraude (1999)

Filmes sobre finanças: a fraude

Um clássico para profissionais de mercado financeiro, e necessário em uma lista de filmes sobre finanças, visto que foi baseado numa história real e possui situações cotidianas e atuais. A principal lição do filme para os futuros ou atuais empresários é que “a raposa não cuida do galinheiro”, expressão corriqueira em empresas para ilustrar a separação de funções, por exemplo, uma área comercial e de
controladoria. Além disso, o filme aborda conceitos como os de mercado financeiro, controle de risco, mercado futuros, e seleção e retenção de talentos.

8. Mauá – O Imperador e o Rei (1999)

Filmes sobre finanças: mauá o imperador e o rei

O filme conta a história de Irineu Evangelista de Sousa (1813–1889), focando na construção de sua fortuna até o acontecimento de sua falência. Considerado o primeiro grande empresário brasileiro, também conhecido como barão de Mauá, o mesmo foi visto como o idealizador de inúmeras iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX.

Na prática, alguns conceitos sobre economia e finanças podem ser vistos com dificuldade por algumas pessoas. Para isso, existe a consultoria financeira. Raphael Bremenkamp é consultor financeiro com anos de experiência no mercado e pode te ajudar a administrar suas finanças, economizar, e muito mais. Entre em contato e saiba mais!

 

Links úteis:
consultor financeiro pessoal
consultoria financeira pessoal
consultor de investimentos



× Fale comigo!