Trabalhar de casa pode facilitar a vida de muita gente. Hoje em dia, é muito comum encontrar pessoas que realizam toda a carga horária do conforto de casa. Em outros casos, algumas empresas liberam algumas cotas para tal ação em certos momentos. De qualquer forma, a possibilidade de realizar home office abriu outra grande possibilidade: a de investir no próprio negócio! Se você é uma dessas pessoas, acompanhe as dicas do consultor financeiro Raphael Bremenkamp sobre o que precisa ter em casa para ela se tornar um escritório perfeito. Boa leitura!

O que é home office?

homem trabalhando home office com a família em voltaHome office é a possibilidade de trabalhar de casa. Ou seja, sua mesa do quarto ou sala vira mesa de escritório em instantes. Entretanto, por mais que seja uma ótima forma para quem está empreendendo, o home office é uma ação que precisa de muita organização. Não pense que basta simplesmente um computador e acesso à internet. Muitas outras questões influenciam diretamente. Saiba mais a seguir!

Com o que posso trabalhar?

A gama de profissões que são ótimas para home office é bem extensa. Consultoria, assistência/secretaria online, marketing digital, coach, tradutor, esteticista, designer gráfico, escritor, revisão de textos, loja virtual, coordenação de eventos, assessoria de imprensa e muito mais. Não precisa, necessariamente, trabalhar diretamente com a internet – por mais que seja essa a opção mais rentável. Prestação de serviços, principalmente ligados à beleza, também se encaixam no home office.

Quais são os benefícios?

  • Vantagens fiscais;
  • produtos e serviços com custos reduzidos;
  • otimização e adequação das atividades;
  • aumento de produtividade;
  • corte de gastos com transporte, alimentação fora de casa, etc;
  • leis trabalhistas mais claras.

Avaliando a estrutura

Casa (tamanho e rotina)

Primeiro de tudo, avalie se a casa possui tamanho físico para proporcionar conforto ao seu home office. Com conforto, entende-se a possibilidade de se isolar e manter o silêncio necessário para a produtividade. Esse cálculo é feito a partir da rotina da casa, contando com o ritmo de atividade de outras pessoas, riscos de interferências ao trabalho, etc.

Infraestrutura

Ainda analisando a casa, adeque a infraestrutura às necessidades requeridas pelo home office. De nível básico, um computador e internet que funcionem adequadamente. Depois, garanta as ferramentas necessárias para produzir seus produtos ou serviços. Sem infraestrutura correta, você pode colocar em risco o seu trabalho.

Disciplina

Trabalhar por conta própria, principalmente dentro de casa, exige muita disciplina. Você é essa pessoa? Consegue realizar suas tarefas respeitando a prioridade de cada uma? Tudo que faz precisa na supervisão de uma segunda pessoa? Para um home office de qualidade, organização é o segredo de tudo.

Supervisão

Por falar em supervisão, muitas vezes no home office, principalmente para negócio próprio, o chefe é você. Sem cobranças, será que você conseguirá cumprir todos os prazos? Responder que sim simplesmente por otimismo pode não resolver os problemas. Na prática, você precisa ser essa pessoa prática e organizada.

Silêncio

Talvez você more sozinho, e esse silêncio contínuo pode ser inspirante para uns, caótico para outros. Se você precisa interagir para realizar um trabalho de excelência, o home office pode ser uma opção não muito adequada. Para essa convivência, você pode avaliar um espaço de coworking. Agora, se o silêncio é sagrado, comece a investir nos planejamentos agora mesmo!

Tempo

Como poder ter visto, um dos principais cuidados acerca do home office pairam sobre a gestão de tempo e entrega de demandas. Se você não mora sozinho, será que conseguiria dizer não a um pedido fora do assunto de trabalho em casa, em horário comercial, só para não atrasar suas atividades? Novamente: organização é a alma de qualquer negócio!

Finanças

jovem trabalhando home office sozinhaO trabalho gera receita, e no home office não é diferente. Uma gestão financeira de qualidade é necessária para não se perder. Para isso, conte com uma consultoria financeira de qualidade. Conte com Bremenkamp Consultoria Financeira!

Em nosso blog, outros artigos podem te ajudar, como ter liberdade financeira, ideias para ganhar dinheiro, saúde mental e financeira, score de crédito e muito mais. Entre em contato e conheça nossas soluções!



× Chamar no WhatsApp!