Chegou a hora de mudar os planos e trocar de emprego? Esse momento, dependendo das circunstâncias, pode ser muito delicado. Entretanto, este artigo reúne dicas para quem está realizando a troca por opção, para melhorar a qualidade de vida. Existem vários tópicos importantes que devem ser avaliados antes do ato. Por essa razão, atente-se às informações separadas pelo consultor financeiro Raphael Bremenkamp e boa sorte na nova jornada!

Antes de trocar de emprego, planeje-se!

funcionários reunidosPor que trocar?

Avaliar a motivação que resultou em trocar de emprego é importante. Afinal, pode ser oriundo de más condições trabalhistas, abuso moral, entre outros. Ou simplesmente surgiu uma oportunidade aparentemente melhor que vai acrescentar na sua carreira. Esse momento de avaliação, preferencialmente introspectiva, é importante. Mas não é único. Ao longo do artigo, você verá quais pontos participam do processo.

Novas perspectivas

Trocar de emprego é ampliar o horizonte, abrir novas perspectivas. Por mais que as expectativas sejam altas, ainda mais se o local atual de trabalho seja prejudicial à saúde, é preciso atentar-se. Afinal, nos momentos de empolgação acabamos por adotar soluções que, em longo prazo, também podem seguir caminhos negativos. A seguir, veja o que avaliar antes de trocar de emprego.

O que analisar antes de trocar de emprego?

Salário

Quanto vai ganhar é, na maioria das vezes, o chamariz de pessoas desejando trocar de emprego. Sim, de fato é um tópico importante. Afinal, o salário influencia diretamente em todos os setores da vida de uma pessoa. Ao trocar de emprego, é preciso analisar se a quantia aumenta. Caso permaneça na mesma faixa, outros fatores podem contribuir para a troca.

Localização

Um dos fatores é localização. Quanto mais longe, mais passagens de transporte público ou dinheiro com abastecimento. Consequentemente, caso a empresa banque esses gastos, mais caro você fica enquanto funcionário. Além disso, no dia a dia, uma localização de fácil acesso, preferencialmente não muito longe de casa, é o ideal. Se o emprego novo apresenta essa característica, ponto para ele! Mas não desista por conta da distância, faça um esforço e busque pelos seus desejos, sempre!

Benefícios

Hoje em dia, as empresas oferecem aos seus colaboradores benefícios que contribuem diretamente no cotidiano. Os principais são vales que cobrem passagens de transporte, alimentação e até acesso à cultura (livros, teatro, cinema, etc). Outros benefícios: plano de aposentadoria, dias de folga, treinamentos e até reembolsos para cursos de especialização que você faça. Sem esquecer, claro, do plano de saúde. Algumas ainda oferecem plano funerário que, mais pra frente, terá grande serventia.

Cultura e clima organizacional

Cultura organizacional é o conjunto de crenças, regras éticas e morais e valores que embasam o comportamento assumido por funcionários. E, claro, gestão empresarial em geral. Clima está ligado ao dia a dia, o que de fato os colaboradores pensam, condições trabalhistas, infraestrutura, comunicação, etc. Todos esses fatores devem ser avaliados por você antes de trocar de emprego.

Histórico da empresa

Qual é a reputação, no mercado, da empresa que você está visando? Será que ela já se envolveu em polêmicas relacionadas às condições de trabalho? Busque por essas informações no Google e de forma mais discreta nas redes sociais. Leia o que as pessoas falam, veja a avaliação e faça uma análise.

Pontos de atenção

  • Existe horário flexível ou possibilidade de home office?
  • como se dá a rotatividade de funcionários? Alta ou baixa?
  • houve notícias de muitas pessoas demitidas nos últimos tempos?
  • os atuais colaboradores fazem muita hora extra?

Mantenha suas finanças controladas!

imagem de lâmpada

Se você pretende trocar de emprego, a empresa deve ser transparente e apresentar todas as condições. A partir disso, sua avaliação será aprimorada e o poder de decisão ganha mais força. Com o novo emprego, não deixe de contratar um consultor financeiro pessoal. A Bremenkamp Consultoria Financeira tem as melhores soluções para sua carreira a partir de uma consultoria financeira para pessoa física.

Estenda seu conhecimento com outros artigos exclusivos do nosso blog. Por lá, já escrevemos sobre saúde financeira, séries para empreendedores, score de crédito e muito mais. Entre em contato e veja como podemos lhe ajudar!



× Chamar no WhatsApp!