Nos últimos meses, o mundo todo vem lidando com uma grande ameaça: a proliferação da doença COVID-19,do novo coronavírus. Com grandes casos na China, Itália, Estados Unidos, Espanha e França, o mal veio se alastrando no Brasil também. Automaticamente, a crise na economia global se instaurou. Empresas fechando, bolsas de valores prejudicadas, entre outros desmoronamentos financeiros. Você foi um dos prejudicados com a crise? Neste artigo, o consultor financeiro Raphael Bremenkamp lhe conta o que fazer agora!

Entenda a crise na economia global

imagem mostrando queda na crise na economia globalEm dezembro de 2019, cresceu na China o surto da COVID-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Em pouco tempo, a contaminação foi se alastrando até dominar os outros continentes do mundo. Hoje, pela epidemia, registram-se incontáveis casos de óbitos e de contaminados pela doença altamente contagiosa. Isso obrigou que determinados setores fechassem as portas e que pessoas praticassem o isolamento social (quarentena).

Um grande susto desse não era esperado pela economia mundial. Muitas bolsas de valores, incluindo a de Nova York, entraram em estado de emergência. Era a crise na economia global se iniciando. Com isso, alguns empresários precisaram demitir parte do pessoal ou reduzir benefícios. Você foi um dos afetados financeiramente pela crise? Acompanhe este artigo para receber o acompanhamento certo do que fazer neste momento!

Reerguendo as finanças pessoais

coronavírus é o causador da crise na economia global em 2020Reerguer suas finanças pessoais depois dos efeitos deixados pela crise na economia global não é uma tarefa fácil. Entretanto, você pode encontrar equilíbrio e seguir um novo trilho a partir das dicas deixadas abaixo. Confira com atenção!

Ganhos e gastos

É necessário entender como ficou sua atual movimentação financeira, incluindo entradas e saídas. Ou seja, avaliar qual é sua receita mensal e os gastos (fixos, convenientes e evitáveis). Depois, comece a cortar tudo o que é supérfluo e sem extrema necessidade. Se preciso, adote medidas mais drásticas como buscar por um novo aluguel mais barato. Porém, durante a quarentena, esteja em isolamento!

Renegociações urgentes

Todos sabem que tentativas de renegociação com instituições financeiras geram juros incontáveis. Uma dívida com um valor X pode triplicar dependendo da quantidade de parcelas que você escolha. Portanto, tente adotar o procedimento apenas para as faturas mais caras e urgentes. Depois, com escolas e outras contas com maior comunicação com o remetente, tente conversar diretamente com eles e negociar descontos e benefícios de pagamento sem juros.

Padrão de vida

Faz-se necessário entender que a crise na economia global afetou o estilo de vida de pessoas e a própria vida útil das empresas. Agora é hora de desapegar de tudo aquilo que é supérfluo e substituível na sua vida que demanda dinheiro. Veja o que congestiona o seu orçamento e comece a livrar-se daquilo. Por exemplo, passeios, produtos novos, assinaturas de streaming e itens do tipo podem ganhar uma pausa para reestruturação da sua vida financeira depois dos impactos da crise na economia global.

Metas alcançáveis

Outro ponto importante é o de definir metas alcançáveis. Ou seja, avaliar se realmente batem com suas condições atuais. Para as metas, é possível definir um valor a ser economizado, fontes de renda extra, controle do cartão de crédito, pagamento de faturas atrasadas, etc. Todavia, lembre-se de definir apenas o que é possível de ser feito.

Reserva de emergência

A reserva de emergência é um bom exemplo a ser citado. Com ela, você tem a segurança de uma quantia necessária para suprir necessidades emergenciais. Elas podem ser com hospitais, medicamentos, dívidas inesperadas ou até desemprego ou diminuição no salário. Os dois últimos tópicos tornaram-se bem comuns durante a crise na economia global.

Acompanhamento financeiro

Por último, mas não menos importante, o acompanhamento financeiro. Conte com a consultoria financeira pessoal prestada pela Bremenkamp Consultoria Financeira. O melhor de tudo é que agora podemos lhe atender pela plataforma online. Entre em contato para conhecer todas as nossas soluções!

Em nosso blog, você confere artigos exclusivos como:

Depois da leitura, você com certeza saberá melhor ainda como se reestruturar depois da crise na economia global!



× Fale comigo!