O Brasil está passando por um forte período de instabilidade econômica e recessão. Os preços dos produtos nos supermercados sobem a cada dia e às vezes parece que não conseguiremos dar conta de tudo o que precisamos pagar. Este é um momento mais que propício para contar com um profissional que tem tudo para melhorar a sua situação: o consultor de investimentos.

Muitos perguntam por que um consultor de investimentos, ou consultor financeiro pessoal, é importante. Ou, em outras palavras, “o que ele faz que eu não posso fazer sozinho?”. Inicialmente, pense em como seria construir um prédio sem um engenheiro, ou passar por uma cirurgia sem um médico. A presença de alguém qualificado pode mudar todo o curso de um planejamento e, sem dúvida, melhorar o resultado final.

O consultor de investimentos é alguém especializado em lidar com seu dinheiro, seja em um momento de crise, ou em um cenário positivo. Ele é capacitado para saber exatamente como elaborar as melhores estratégias e te ajudar a alcançar seu objetivo financeiro, seja ele qual for.

O que faz um consultor de investimentos ?

consultor de investimentos

 

 

O consultor de investimentos é o profissional responsável por orientar pessoas em relação às suas decisões de investimento. Ao buscar esse tipo de serviço, saiba que o consultor trabalhará buscando o seu objetivo junto com você. Ele usará seus conhecimentos técnicos e experiência prática para avaliar suas expectativas e necessidades individuais, a fim de apresentar as melhores estratégias de investimento adequadas ao seu perfil.

A primeira etapa da consultoria de investimentos é fazer um diagnóstico personalizado. Ou seja, o profissional consultoria financeira pessoal irá te fazer uma série de perguntas para entender melhor a sua situação atual, analisar possíveis problemas que possam existir na sua atual forma de investimento, observar dívidas e ver como vocês podem, juntos, tratar esses pontos para alcançar seu objetivo financeiro.

Tendo toda a sua situação financeira mapeada, o consultor financeiro irá agir em áreas que ele e você considerarem importantes. Ele poderá: elaborar uma carteira de investimentos (composta por produtos e estratégias adequadas ao investidor), te orientar quanto ao uso de cartões de crédito, auxiliar no controle orçamentário, mostrar as melhores opções de seguros, como lidar com as dívidas, planejar sua aposentadoria, entre outras atividades.

Além disso, uma situação bastante corriqueira é quando as pessoas buscam a consultoria financeira pessoal, tem a intenção de elaborar um plano de negócios. Você sabe o que é isso?

Consultoria de investimentos e plano de negócios

O plano de negócios é, basicamente, um planejamento bastante detalhado sobre um empreendimento; o que é muito importante para que um negócio dê certo. Dados divulgados pelo IBGE afirmam que a cada 100 empresas abertas no país, 48 são fechadas em menos de três anos. Grande parte dos problemas enfrentados por essas 48 (e tantas outras que sobrevivem em situações negativadas) envolvem falta de planejamento.

A consultoria de investimentos irá, através do plano de negócios, fazer um resumo sobre o investimento inicial no empreendimento, expectativas de retorno, missão, forma jurídica, fontes de recursos, cálculo de riscos e outros dados que podem interferir nas finanças da empresa. Ou seja, o consultor de investimento é muito importante não só para pessoas físicas, como para startups, ou pequenas, médias e grandes empresas também.

Consultor de investimento X Bancos

Uma dúvida bastante recorrente quando tratamos de consultoria de investimento é: qual a diferença desta para o gerente do meu Banco? O principal ponto de diferença são os interesses que envolvem esses profissionais.

O gerente do Banco, antes de tudo, é funcionário daquela instituição. Ou seja, para ele, o bom andamento do Banco é mais importante do que qualquer outra coisa. Ele estará muito mais interessado em fazer com que o Banco tenha um saldo positivo do que em ajudar as suas finanças pessoais. Isso não significa que o gerente do Banco irá te prejudicar, mas, caso seu investimento possa apresentar alguma forma de risco à Instituição, ele irá priorizar o Banco.

Já o consultor financeiro, ou consultor de investimentos, é um profissional isento. Ele foi contratado por você para cuidar das suas finanças e essa será a maior importância para ele. Além disso, é muito importante que você busque por um profissional de confiança e com experiência para cuidar do seu dinheiro. Afinal, são seus bens que estão em jogo.

E então, está pronto para contratar o seu consultor de investimentos e encontrar as melhores formas para investir seu capital? Raphael Bremenkamp tem 15 anos de experiência no mercado de consultoria financeira pessoal, apresenta um serviço certificado de alta qualidade e também faz diversas palestras de coaching financeiro. Agende já uma reunião!