Enquanto as comemorações de final de ano se aproximam, a expectativa de satisfazer quem mais amamos aumenta! Itens voltados para tecnologia, vestuário, decoração, por exemplo, estão entre os mais desejados. Neste sentido, as lojas passam a produzir ações que estimulam, ainda mais, o consumismo. Mas e você? Tem preocupação em cumprir com o orçamento e não deixar ser guiado pelas inúmeras promoções que aparecem nesta época? Caso sim, continue lendo este artigo! Nele, discorremos sobre as dicas para compra consciente. Inicie o ano sem dívidas!

O que é compra consciente?

Antes de falarmos sobre como uma compra consciente pode ser feita, precisamos voltar à reflexão do significado dela.

Um estudo que foi realizado pela Universidade de Harvard mostrou que 95% das nossas decisões de compra são inconscientes. Ou seja, usamos mais o nosso entendimento emocional, baseado em sensações, do que o racional no momento da compra. Neste sentido, o consumo consciente busca romper com essa tendência ao consumo fora de uma necessidade plena.

De tal forma, algumas questões envolvem o consumidor ao comprar de forma consciente:

  • por que preciso comprar este item?
  • posso pagar por este produto ou serviço?
  • existe alternativa para essa compra?
  • quais benefícios esse produto agrega?
  • quantas formas de uso existem?
  • de que forma o descarte deverá ser feito?

No momento em que as perguntas anteriores são feitas antes da decisão de compra, nós, como consumidores, tendemos a romper com o ato automático, que em muitas das vezes é classificado como emocional.

Mas afinal, como fazer uma compra consciente no final de ano?

dicas de compra conscienteComo deixamos claro, a compra consciente é uma verdadeira mudança de hábito. Ela é baseada em uma responsabilidade sobre si, com relação às finanças e o outro, com os impactos que o produto pode causar. Logo, os maiores benefícios são: gerar menos acúmulo e compreender os limites da própria renda.

Veja as dicas que separamos abaixo e torne seu final de ano muito mais tranquilo financeiramente.

1- Conheça seus ganhos

Um erro bastante comum entre os compradores no final de ano é contar com os recebimentos que estão além do salário. Eles podem ser: participação de lucros, 13º, bonificação, dentre vários outros. Então, a primeira dica é conhecer o limite da própria renda e não se ater a outros ganhos que não tem uma previsibilidade, em quantia e tempo, tão correta.

2- Controle as movimentações

Quem não sabe quanto gasta certamente está gastando além do que pode. Visto isso, a compra consciente não dispensa a ajuda daquele bom e velho hábito de anotar todos os centavos que são pagos. Isso vai lhe ajudar a ter uma percepção melhor sobre para onde seu dinheiro está indo e de qual forma esse investimento vai ser útil.

Recomendamos que este hábito seja iniciado antes do período de comemorações. Afinal, o que realmente desejamos é começar o ano sem dívidas, correto?

3- Conheça seus direitos garantidos por lei

Algo de suma importância dentro do conceito de consumo consciente é a observação dos direitos. No final do ano golpes e falsas promessas fazem muitas pessoas caírem em um conto. Contudo, o consumidor consciente inverte essa lógica!

Indicamos a leitura do Código de Defesa do Consumidor para que você tenha noção do cumprimento de prazos, garantia, validade dos produtos e o que fazer caso essas demandas não sejam atendidas.

4- Compre à vista

notas de cem reaisO pagamento à vista é o mais indicado para quem deseja economizar dinheiro no final de ano. Este modelo gera mais consciência, responsabilidade e autocontrole sobre seus gastos.

Por essa razão, não tenha medo ou vergonha de pesquisar, comparar e negociar. Valorize seu dinheiro!

5- Não haja por impulso

De acordo com o que já foi dito, a compra consciente dispensa a compra por impulso. Em função disso, procure fazer compras quando estiver sentindo-se tranquilo como uma forma de impedir a variação do estilo de consumo. Analise as oportunidades com calma e espere o momento para comprar o seu desejo ou presente de alguém neste final de ano.

Conte com uma consultoria financeira para preservar seu dinheiro!

Gostou de conhecer o conceito de compra consciente e como fazê-la neste final de ano? A Bremenkamp Consultoria Financeira pode te auxiliar a garantir o controle orçamentário. Entre em contato conosco e conheça as vantagens de ser orientado por um profissional!

Leia outros artigos como este em nosso blog. Veja:



× Fale comigo!