O início do ano costuma ser temido por muitas pessoas, por conta das inúmeras dívidas acumuladas nesse período. IPVA, despesas do cartão de débito ou crédito e material escolar dos filhos são algumas delas. Todos esses elementos podem contribuir para o endividamento. Por isso, é fundamental ter uma maior atenção às finanças e saber como organizar seu orçamento para começar o ano com o pé direito.

Para ajudá-lo nessa tarefa, o consultor financeiro Raphael Bremenkamp elaborou este artigo. As dicas essenciais para descobrir como organizar seu orçamento estão listadas aqui. Assim, o planejamento de despesas pessoais durante essa época do ano deixará de ser um bicho de sete cabeças. Continue lendo para saber mais!

Confira como organizar seu orçamento no começo do ano

Negocie suas dívidas

A melhor receita para começar bem o ano é por meio da quitação de dívidas. Dessa forma, será mais fácil elaborar um orçamento e definir um limite anual de gastos. Para tirar o nome do vermelho, anote todas as suas pendências bancárias. Analise qual é o seu saldo devedor e em quais órgãos você possui débitos. Após essa avaliação, entre em contato com os estabelecimentos e procure realizar uma negociação. Dessa forma, você saberá quais são os valores que precisarão ser pagos ao longo do ano. Com essa precaução, além de tirar o nome do vermelho, você evitará o acúmulo de dívidas ao longo de 2019.

Lembre-se que de, enquanto todos os débitos não forem sanados, não é recomendado realizar novas compras. Busque adquirir apenas o necessário durante esse período para ter mais tranquilidade posteriormente. Para ter mais controle sobre esse aspecto, faça anotações dos seus gastos ou realize essa contabilização em aplicativos e planilhas.

Corte gastos

Os primeiros meses do ano trazem despesas relevantes, como parcelas de compras de natal, IPTU e afins. Por isso, é importante ter um maior controle de gastos nessa época para ganhar mais tranquilidade. Procure priorizar as suas despesas fixas e deixe de lado os supérfluos. Essa simples ação pode fazer o seu dinheiro render mais durante o mês. Além disso, encontre formas de economizar ao pagar as suas dívidas fixas. Em muitos casos, pagar o IPVA ou IPTU à vista pode render descontos no valor final. Essa forma de pagamento também pode ser vantajosa em outras situações e gerar mais economia durante a quitação de despesas. Não tenha vergonha de pedir descontos caso opção não seja apresentada espontaneamente, essa ação fará a diferença no orçamento.

Caso esteja no seu planejamento realizar compras como material escolar e novas mobílias para casa, reavalie. Em muitos casos, os utensílios podem ser reaproveitados, o que irá diminuir o índice de despesas no início do ano. O ideal é escolher os seus gastos com cuidado para não cair em endividamento logo nos primeiros meses de 2019.

Planeje as datas comemorativas

Uma importante estratégia para descobrir como organizar seu orçamento no início do ano é por meio das datas comemorativas. Aproveite a periodicidade dessas ocasiões para definir com antecedência quanto será gasto durante esses períodos. Por exemplo, defina como o feriado de carnaval será aproveitado por você e os impactos disso nas finanças na família.

Ao definir ações com antecedência, você ganha mais tempo para juntar dinheiro e evita cair em desespero durante esses momentos.

Defina metas

Saber como organizar seu orçamento no início de ano não consiste apenas em planejar gastos, é importante ter metas. Quais são os seus sonhos? Quais feitos você deseja realizar em 2019? Anote todas as suas metas em um papel e elabore um plano de ação. Analise quanto será necessário para realizar o seu plano e quais são os melhores métodos para guardar dinheiro.

Tenha em mente que, para realizar grandes ações com tranquilidade e sem cair em dívidas, é necessário juntar dinheiro. Utilize os recursos economizados para investir nos seus planos, sejam eles viagens ou qualificações profissionais. Apenas assim será possível ter um ano satisfatório e um orçamento adequado para você.

Quer saber mais sobre como organizar seu orçamento e evitar entrar no vermelho? Entre em contato com o consultor financeiro Raphael Bremenkamp! Com o coach de um profissional com 15 anos de experiência no mercado, você poderá realizar o seu planejamento financeiro com precisão. Assim, será mais fácil alcançar o seu objetivo e evitar dívidas. Agende já a sua primeira reunião!