Segundo o portal EXAME, o ano de 2019 promete ser um ciclo de boas oportunidades para o mercado imobiliário. O período mostra-se como propício para investimento nesse tipo de bem, como propriedades e terrenos. No entanto, deve-se ter cautela ao lidar com essa alternativa de aplicação para que não haja retorno negativos no futuro. Pensando nisso, o consultor Raphael Bremenkamp separou algumas informações importantes para quem deseja saber como investir em imóveis. Atente-se às dicas e boa leitura!

Como investir em imóveis para ter um bom negócio

Não confunda com moradia

A primeira coisa que você deve saber é que a casa própria não é sinônimo de investimento em imóveis! Sim, isso mesmo. Ao comprar uma moradia você está tendo, acima de tudo, um custo. Por isso, ela deve ser considerada como tal. As melhores alternativas para investir realmente em imóveis é alugá-los ou vendê-los futuramente.

Identifique as possibilidades de valorização

O primeiro passo para saber como investir em imóveis é identificar o potencial de valorização da propriedade. Se a sua ideia é comprar uma construção para alugar ou vender, deve levar em consideração que o valor do imóvel muda constantemente, não havendo garantias de retorno.

Uma boa oportunidade de negócio é adquirir imóveis em regiões com terrenos disponíveis e bairros vizinhos com pouco crescimento. Esses fatores indicam que a área ao redor tende a receber melhorias, como comércio e serviços, ajudando a valorizar a propriedade em longo prazo.

Atenção ao comprar imóvel na planta

É comum que muitas pessoas optem por comprar imóveis na planta. A aquisição anterior à construção possui valores até 30% mais baixos do que o cobrado pelo imóvel pronto. Geralmente, os investidores revendem a propriedade alguns anos depois com enormes ganhos devido à rentabilidade obtida por meio de endividamento.

No entanto, para saber como investir em imóveis na planta, é necessário tomar certos cuidados. Obras atrasadas (ou não iniciadas) e construtora com problemas legais são os transtornos mais comuns. Por isso, pesquise bastante sobre esses aspectos e não deixe de levá-los em consideração no momento da compra.

Terrenos são bem-vindos

Investir em terrenos, na maioria das vezes, é sinônimo de riqueza. Seja em curto ou médio prazo, a aquisição de extensões de terra promete gerar um retorno bastante positivo para seu investidor. Terrenos ao redor de grandes capitais ou lagoas garantem ótimo potencial de valorização por conta da acelerada expansão das cidades brasileiras. Portanto, fique de olho nos terrenos!

Invista em fundos imobiliários

Como investir em imóveis sem comprá-los? A resposta é fácil: invista em fundos imobiliários! Por meio das instituições de renda específicas para o mercado imobiliário, é possível aplicar seu dinheiro em imóveis sem necessariamente comprar um. Além disso, não é obrigatório ter um capital tão grande para começar a investir em cotas de grandes projetos. Hoje, pessoas físicas podem aplicar em imóveis a partir de R$ 100,00.

As principais instituições utilizadas para investimento em imóveis são: Fundos de Investimento Imobiliário (FII), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Crowdfunding Imobiliário.

Cuidado com os riscos

Aplicar em imóveis não é garantia de preços sempre em alta. Inclusive, esse é um dos grandes mitos sobre investimentos. Portanto, você deve pensar minuciosamente nessa possibilidade de aplicação do seu capital e coletar o máximo de informações sobre o mercado imobiliário.

Se o seu objetivo é saber como investir em imóveis para alugá-los, é provável que haja demora para encontrar um inquilino, fazendo com que os gastos com contas básicas, manutenção e IPTU sejam altos. Agora, se a finalidade é revender o imóvel, a demora para conseguir fechar negócio pode incomodar.

Para investir corretamente, o ideal é contar com uma consultoria financeira. Somente um profissional especializados em economia é capaz de guiar seus passos em direção ao sucesso do seu investimento! Para isso, você pode contar com o Raphael Bremenkamp, o melhor consultor financeiro do RJ! Entre em contato e agende uma conversa!