Diante do atual cenário econômico brasileiro, empreender tem sido uma excelente alternativa para quem deseja sair do desemprego ou incrementar a renda. A partir dessa perspectiva, investir em franquias tem sido um procedimento lucrativo de negócio.

De acordo com o levantamento feito pela consultoria Rizzo Franchise, em 2015, 6% das franquias faliram. Por mais que não seja um dado alarmante, futuros empreendedores ficam receosos quanto investir em negócios franqueados.

Se você pretende investir em franquias, saiba que precisará ficar atento a algumas medidas de precaução que lhe ajudarão a tomar a decisão correta. Confira!

Veja como investir em franquias de forma segura

Saiba como investir em franquias

1. Analise o cenário econômico

Por mais que o atual momento favoreça o surgimento de ações empreendedoras, continua sendo importante analisar as condições reais apresentadas pelo mercado.

Se você deseja investir em franquias e não se arrepender, é fundamental pesquisar antes de tomar a decisão. Veja quais os modelos de franquia têm prosperado, quais as demandas do público e quais as necessidades do mercado. Também é importante ter consciência macroeconômica, enxergue a economia brasileira como uma engrenagem de panorama global.

2. Considere a pesquisa de mercado

Uma forma de garantir confiança para investir em franquias é empregar a pesquisa de mercado. Esse mecanismo é recomendado para que o investidor conheça melhor o seu público, sabendo onde está acertando e onde está errando. A pesquisa é essencial para que planejamento estratégico seja elaborado corretamente. Se você objetiva minimizar futuras adversidades envolvendo o seu negócio, recorra a uma empresa especializada em pesquisa de mercado.

3. Busque informações sobre as marcas e os franqueadores

É fundamental não se precipitar. Esse é o momento em que você deverá buscar o máximo de informações possíveis sobre as marcas e os franqueadores com os quais pretende trabalhar. Existem inúmeras formas de saber a respeito da reputação e da credibilidade das empresas. O Reclame Aqui é um site de referência em avaliação de empresas, mas também existem fóruns online que tratam desse assunto.

4. Invista em um negócio com o qual tenha afinidade

Quem não tem conhecimento necessário, acaba seguindo os modismos. Investe em negócios pelo fato de estarem sendo muito procurados pelo público. Porém, esquecem de considerar dois fatores significativos: afinidade e sazonalidade. Inicialmente, é preciso ter autocrítica suficiente para identificar qual tipo de empreendimento tem a ver com os seus interesses. Posteriormente, deve-se saber que existem negócios que são mais procurados em períodos específicos do ano ou que, na pior das hipóteses, podem nunca mais ser procurados. Dedicando atenção a esses pontos, você conseguirá investir em franquias de modo seguro.

5. Delimite o quanto investirá

O momento de crise também favorece às negociações. Por mais que você se entusiasme com a possibilidade de negócio, é necessário que pense duas, três ou até quatro vezes antes de fechar o acordo. Veja quais o prós e os contras e determine o valor a ser negociado. Caso você não consiga estipular a quantia, considere o auxílio da consultoria financeira. Com conhecimentos de mercado, certamente, o consultor financeiro lhe ajudará a encontrar a melhor forma de investir em franquias.

Para acertar ao investir em franquias, é necessário respeitar certos critérios. Com o auxílio especializado da Bremenkamp Consultoria Financeira, suas chances de fechar um bom negócio serão significativamente aumentadas.

Links úteis:
consultoria financeira pessoal
consultor de investimentos
consultor financeiro
consultor financeiro pessoal rj

 



× Fale comigo!