Estagiários, independentemente do setor, ganham experiência no mercado de trabalho na área que estudam por uma bolsa que, muitas vezes, não passa de um salário mínimo. Com carga horária menor e, por lei, menos tarefas diárias, o felizardo ganha oportunidade de se ver nos primeiros passos da sua carreira. O salário de estagiário nem sempre permite grandes compras, viagens, aluguel de casa, compra de carros e etc. Aliás, é o início. Mas, ainda é possível aplicar essa renda em bons investimentos mediante planejamento. O consultor financeiro Raphael Bremenkamp separou as melhores dicas. Confira, a seguir.

Salário de estagiário: dicas úteis para o controle financeiro!

dicas úteis para salário de estagiário

Planejar é indispensável

O salário de estagiário costuma ser a primeira experiência da pessoa com uma renda. Consequentemente, com as despesas fixas e variáveis. O planejamento é a etapa mais importante para definir o sucesso de qualquer setor da vida, inclusive financeiro. A necessidade dessa etapa é clara, mas muitas pessoas ignoram. Planejar é anotar todos os gastos do mês, definir prioridades, investimentos e economias. Acompanhe o artigo para entender melhor.

Saiba economizar

Economizar o dinheiro é essencial independentemente da quantia mensal. Uma parte da renda deve ser reservada para emergências. Outra porcentagem deve ser dedicada a compras futuras de valores maiores, tesouro direto, aposentadoria programada e etc. O acompanhamento de um consultor financeiro é essencial para esse momento.

Invista na educação

Quanto mais conhecimento, melhor. A carreira depende potencialmente dos estudos para proporcionar cargos maiores. Por isso, mediante economia, use seu salário de estagiário para continuar mantendo os custos com faculdade e cursos extracurriculares. Antes, não esqueça de verificar a autoridade da instituição no assunto que ela se propõe a te qualificar. Ótima maneira de aumentar a bagagem pessoal.

Maximize a renda

Seu salário de estagiário nem sempre vai bancar todas as suas vontades. Adaptar-se às condições atuais é o segredo para conseguir se equilibrar e aguardar ser promovido. Mas se a situação demandar uma quantia maior do que a sua fixa (o que não é saudável), renda extra maximiza a renda. Avalie o que você sabe fazer de melhor, seja um produto ou serviço, e ofereça ao público de forma independente.

Fuja das dívidas

Se endividar não é saudável para ninguém, nem para pessoas de alto cargo, nem para quem vive com salário de estagiário. Mas ainda assim é um tópico criterioso na hora de planejar as finanças. Procure não utilizar o cartão de crédito, fuja de empréstimos bancários e pague suas contas fixas no prazo. Quem está começando a movimentar o CPF em compras, é essencial que se mantenha um bom pagador.

Fundos

  • Fundo de Ações: investimento para montar carteira de ações. É sua entrada na bolsa de valores. É uma forma de buscar maior potencial de retorno;
  • fundo multimercado: investimentos estratégicos em cima de ativos variados. Os recursos podem ser alocados em títulos privados, públicos, ações, moeda, etc;
  • fundo de renda fixa: o Tesouro Nacional é um exemplo.

Invista em negócios

Salário de estagiário proporcionar investimentos em bolsa de valores te assusta? Saiba que é possível, assim como se tornar empreendedor. Abrir um negócio não precisa, necessariamente, de um grande orçamento. Você pode comercializar aquela palha italiana que você leva para a faculdade e seus amigos amam, por exemplo. E o melhor: o empreendimento pode ter sua rede de contatos com clientes totalmente online.

Não esqueça do seu bem-estar

Mantenha a calma! Os tópicos acima são planejamentos futuros. Não esqueça que sua prioridade é manter as despesas fixas controladas e segurança para emergências. Ter momentos de lazer é essencial para a vida corrida de estagiários universitários também. Portanto, separe uma porcentagem para o seu bem-estar. Cuide da pele, vá ao cinema, economize para uma pequena viagem e tenha o seu tempo. Uma mente saudável vai além de trabalho e estudos, depende do relaxamento também.

É possível viver com salário de estagiário?

viver com salário de estagiário

Com certeza! O seu salário de estagiário pode não oferecer oportunidade de grandes investimentos, mas é possível aproveitá-lo da melhor forma. Para o controle financeiro, conte com o acompanhamento de um consultor financeiro. Conte com os serviços da Bremenkamp Consultoria Financeira. Oferecemos consultoria financeira pessoal essencial para a sua vida. Entre em contato e veja quais soluções podemos lhe oferecer!

Se as dicas citadas neste artigo foram úteis, não deixe de dar uma olhada em nosso blog. Confira nossos artigos exclusivos sobre glossário financeiro, saúde mental, direitos do consumidor, educação financeira para jovens e muito mais. Boa leitura!