O início do ano é um período muito propício ao desenvolvimento de novas metas. Uma delas, por exemplo, pode ser o fim de todas as dívidas que te “perseguiram” até aqui. Gostaria de conhecer como eliminar dívidas ao longo de 2020? Continue a leitura deste artigo que a Bremenkamp Consultoria Financeira preparou especialmente para você! Não deixe de colocar em prática todos os passos que propusemos e garanta o sucesso. Boa leitura!

Como eliminar dívidas: 5 passos para atingir o sucesso financeiro!

Quando o assunto é “como eliminar dívidas” já deixamos claro que tudo dependerá exclusivamente de seu esforço pessoal. Pois bem, nada de pensar que uma conta será paga com a abertura de uma nova taxa. A recomendação, nessa medida, é manter-se longe da abertura de empréstimos.

Na sequência, apontamos algumas formas de aproveitar 2020 para eliminar as dívidas!

1- Anote tudo!

homem pensando em como eliminar dívidas

O primeiro passo de como eliminar dívidas é não temer as anotações. Por isso, caneta e papel nunca foram tão importantes de se ter por perto. Pense: caso você anote seus gastos, será possível ter uma visão mais ampla da direção que seu dinheiro tem tomado. Será que os supérfluos têm entrado à frente do que é essencial para você?

2- Aprenda a usar o débito conscientemente

Caso sinta dificuldade em anotar, opte por fazer mais compras utilizando o débito como método de pagamento. Assim, além de reter suas compras aos locais onde essa forma de pagamento é aceita, no extrato bancário todas as suas movimentações ficarão registradas. Nessa medida, o documento funcionará como uma espécie de mapa sobre onde tem investido mais. A dica que fica é: se optar por essa fórmula, não deixe de criar o hábito de olhar seu extrato bancário.

3- Crie objetivos em suas aplicações

Existe algo que você gostaria de ter comprado em 2019 e deixou para depois? Para que isso não aconteça novamente o ideal é criar objetivos. Por exemplo, gastar menos em almoços fora de casa para poder viajar. Comprometimento, nesse passo, é a peça-chave!

Desta maneira, os objetivos podem ser variados de acordo com a noção de necessidade de cada pessoa. Contudo, é de suma importância dar um passo de cada vez. Ou seja, um novo investimento não pode representar, em hipótese alguma, um risco para a liquidação de seus débitos.

4- Analise propostas de renegociação

casal pensando em como eliminar dívidas

Os bancos costumam conceder propostas de renegociação durante o final e início de ano. Desta maneira, este pode ser o momento certo para liquidar suas dívidas e sair do vermelho.

Entretanto, o correto a ser feito é não agarrar a primeira oportunidade sem sequer antes ter estudado se ela está de acordo com o seu perfil. Senão, ao invés de incluir um método para melhorar sua condição atual, será o gatilho para iniciar mais uma dívida. Portanto, atente-se!

Assim, a análise detalhada de oportunidades faz parte de como eliminar dívidas.

5- Dê prioridade para as dívidas com maior juros

Não basta saber como eliminar dívidas sem antes usar a lógica. Inicie o pagamento das contas que possuem maior risco de se tornarem ainda mais custosas em pouco tempo. Desta forma, evita-se a ameaça de formar uma grande “bola de neve”.

Quer aprender mais sobre como eliminar dívidas até o final de 2020? Conte Raphael Bremenkamp, consultor financeiro, para te educar financeiramente. Ele será o profissional ideal para garantir a melhor orientação de seus gastos e aplicações.

Não deixe de outros conteúdos exclusivos no blog da Bremenkamp Consultoria Financeira! Lá você encontra:



× Fale comigo!