Com a proximidade do fim do ano, várias coisas passam pela cabeça dos provedores da família: ceia de natal, festa de ano novo, presentes, IPVA, IPTU, material escolar… E como fazer para conciliar tudo isso em tempos de crise? É preciso saber como economizar em cada detalhe dos preparativos, para que os gastos não virem uma bola neve e o novo ano já comece trazendo as mesmas preocupações com dívidas e orçamento apertado.

O primeiro passo é aprender como economizar nas festas de fim de ano. Natal e réveillon são comemorações nas quais temos o impulso de exagerar, seja na decoração, na comida e nos preços dos presentes. E não precisa ser assim. É possível fazer ótimas festas para não deixar que datas tão importantes passem em branco e, ainda assim, pensar em como economizar para começar um bom planejamento financeiro para o próximo ano.

Hoje, o consultor Raphael Bremenkamp te prova que é possível comemorar as festas de fim de ano sem gastar muito e te ajuda a entender como economizar para as despesas extras do novo ano que está por vir. Confira!

6 dicas de como economizar nas festas de fim de ano

1-Prepare um orçamento realista

Antes de saber como economizar, é necessário fazer as contas e ter a certeza de quanto dá para gastar. Planejamento é essencial para evitar surpresas e inadimplência. Fazer uma planilha com os gastos para o mês e uma previsão do que será comprado são boas maneiras de controlar as compras e evitar que as festas de agora virem dores de cabeça depois. Essa é uma época em que costuma entrar algum dinheiro extra, como décimo terceiro, bônus de fim de ano e participação nos lucros. Esse dinheiro pode ser destinado para essas despesas que não fazem parte da rotina da família.

2- Pesquise os preços

Um ponto indispensável é a pesquisa de preço; pesquisar por lojas que ofereçam descontos, promoções, e lugares que estejam com preços mais em conta, é sempre uma ótima escolha para quem deseja saber como economizar. Para isso, é necessário planejamento e tomar decisões com antecedência, já que compras de última hora sempre resultam em gastos demasiados.

3- Não compre nada além do necessário

Uma outra dica importante é não gastar além do extremamente necessário. E novamente, entra o planejamento. Para entender como economizar nas festas de fim de ano, é fundamental ter o controle de quantas pessoas participarão das festas, bem como a quantidade estimada de comidas e bebidas para cada um, a fim de evitar o desperdício de alimentos e de dinheiro. Uma outra dica pode ser sugerir que cada integrante da família leve um prato diferente para a ceia, por exemplo. Dessa forma, todos contribuem e há economia coletiva.

4- Economize nos itens de decoração

sabendo como economizar

A decoração é um item que traz altos gastos. Nesse ponto, vale novamente a regrinha da antecedência. Quanto mais cedo se planejar para comprar – sempre o estritamente necessário -, maiores as chances de encontrar produtos com baixo custo e que agradem a todos. Além disso, itens de decoração podem ser reaproveitados de um ano para o outro. Então, antes de sair para comprar é bom dar uma olhada em casa, para checar se não sobrou nada do ano anterior.

5- Deixe o hábito de distribuir presentes

Se você é daqueles que adoram distribuir presentes, é o momento ideal de mudar esse hábito. Para aquelas pessoas distantes, de pouco convívio, um cartão de boas festas é mais que suficiente. Presentes mais baratos, as famosas “lembrancinhas”, também são uma ótima saída para a data não passar em branco, mas sem gastar mais do que pode.

6- Evite parcelar as compras

Parcelar os gastos com as comemorações não é uma boa opção. Procure comprar tudo o que realmente precisar e puder sem o uso excessivo cartões de crédito, e lembre-se que depois das festas de fim de ano um novo ano se inicia, e com ele vêm os gastos com impostos, material escolar, matrícula. Sendo assim, os gastos de agora se refletirão diretamente no futuro. Aproveite a renda extra que costuma entrar nessa época, como décimo terceiro, bonificações e participações nos lucros, para fazer as festas sem refletir no orçamento familiar do ano novo.

Se depois dessas dicas você ainda tiver alguma dificuldade de planejar seus gastos sem se comprometer futuramente, que tal buscar ajuda de um profissional capacitado, em uma consultoria financeira? Raphael Bremenkamp é consultor financeiro e, com anos de experiência, sabe exatamente te orientar como economizar, para organizar seus gastos e comemorar sem interferir para que o ano novo comece tranquilo financeiramente. Entre em contato, saiba mais sobre o nosso trabalho e boas festas!

Links úteis:
consultor financeiro pessoal
consultoria financeira pessoal
consultor de investimentos

 

 



× Fale comigo!