Levar uma vida equilibrada é essencial e indispensável para esse novo ano que começa. Muito além da saúde física e mental, muitos outros cuidados não necessários. A saúde financeira, por exemplo, deve ser um assunto bem discutido. Pessoas endividadas ou até mesmo as que desejam aplicar dinheiro em bons negócios devem estar atentas. Pensando nesse momento atual, o consultor financeiro Raphael Bremenkamp separou dicas para quem deseja cuidar da saúde financeira.

Que a saúde financeira ajuda a abrir novas portas no mercado para quem tem um negócio todos já sabem. São benefícios que possibilitam aumento nas chances de acesso a crédito, plano de ação com práticas de mercado e etc. O Serasa Empreendedor, por exemplo, possui a solução perfeita para empreendedores chamada Saúde do Seu Negócio. Mas também existem pessoas físicas que desejam lidar com situações mais específicas, diretamente ligadas às suas movimentações financeiras. Neste artigo, você irá conferir as melhores dicas para melhorar a saúde financeira sem causar dores de cabeça.

Como cuidar da saúde financeira

cuidando da saúde financeiraOrganização

O primeiro passo para uma saúde financeira positiva é se organizar. Parece óbvio, mas são pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Nesta etapa, salienta-se a importância de anotar todos os números. Entradas e saídas que movimentam a renda. Ainda na organização, é possível estipular metas, prever gastos e começar a entrar em equilíbrio. Mesmo endividada, a pessoa com uma boa perspectiva para os próximos meses consegue não antecipar preocupações.

Por estar constantemente em nossos pensamentos, a vida financeira envolve muitas questões emocionais. Assim como se dá na saúde física, qualquer descontrole pode afetar diretamente o correto funcionamento da mente e do corpo. Sendo assim, ter uma vida saudável é reconhecer a importância da saúde financeira. Com isso, estar organizado com os mínimos detalhes é extremamente importante.

Dívidas

Temidas por boa parte dos brasileiros, as dívidas estagnam muitas pessoas. As contas atrasadas, independentemente do valor, prejudicam a saúde financeira e atrapalham em muitos aspectos. Com a organização supracitada, é possível obter uma visão generalizada de todas as lacunas a serem preenchidas. Portanto, a partir de um bom planejamento, dê prioridade às dívidas com juros elevados. Isso ajuda a diminuir o prejuízo. Ou, caso queira se sentir motivado a cada pendências eliminada, comece a pagar as mais baratas.

Padrão de vida

Qual é a sua vida dos sonhos? Às vezes, reconhecer que não pode ter momentaneamente aquilo que mais deseja é o segredo do sucesso. Manter um padrão de vida abaixo da atual situação financeira é indispensável. Isso permite um melhor aproveitamento do dinheiro e uma reserva para emergências ou investimentos. Estar no limite do orçamento é perigoso à saúde financeira.

Cartão de crédito

Se vai ser no débito ou crédito é a dúvida certa no ato da compra. Infelizmente, essa decisão pode ser o pontapé inicial para uma saúde financeira desequilibrada. A principal dica para quem não consegue controlar gastos com cartão de crédito, é deixá-lo em casa. Ainda com uma boa organização é possível identificar os momentos extremamente necessários para utilização do pagamento eletrônico.

Investimentos

investindo em saúde financeiraNão só os endividados necessitam de bons hábitos para uma saúde financeira positiva. Quem almeja aplicar o dinheiro em bons investimentos também precisa de auxílio. Nessa hora, faz-se necessário pesquisar a plataforma que valorize o seu dinheiro. A melhor opção é aplicar em títulos de renda fixa, como Tesouro Direto. Ou, se preferir, pode adentrar às constantes movimentações na Bolsa de Valores. Tudo isso só será possível mediante o acompanhamento de um consultor de finanças pessoais.

Emergências

Como dito anteriormente, deixar uma margem da renda dedicada às possíveis emergências é indispensável. Por não contar que podem acontecer, muitas pessoas acabam no prejuízo quando se deparam com uma situação inesperada que demanda dinheiro. Para problemas envolvendo saúde ou perdas materiais, esse dinheiro guardado será muito bem-vindo.

Controle

controle da saúde financeiraControle das finanças parece tarefa impossível, mas não é. Isso, é claro, se você tiver auxílio de um especialista no assunto. O consultor Raphael Bremenkamp busca melhorar a sua saúde financeira e, assim, dar adeus às dívidas e boas-vindas aos investimentos. Entre em contato e agende já sua primeira reunião gratuitamente.