Assim como em tantas outras esferas, ainda existem mitos sobre investimentos em relação ao mercado financeiro que são considerados verdadeiros por boa parte das pessoas, sobretudo para quem é leigo no assunto. O perigo disso é que, por desconhecer a verdade, diversos erros podem ser cometidos por quem deseja ganhar dinheiro investindo e, nesse caso, eles se converterão em prejuízos financeiros.

Por isso, nós da Bremenkamp consultoria financeira selecionamos os 5 principais mitos sobre investimentos para que você possa sanar suas dúvidas e não perder dinheiro!

Os principais mitos sobre investimentos:

É seguro investir em renda fixa, pois não há riscos.

Errado. O investidor de renda fixa possui pelo menos três riscos básicos: o de mercado, o de crédito, e o de liquidez. O risco de crédito corresponde ao não cumprimento do pagamento por parte do emissor do título, já o risco de mercado é relativo ao fato de que o preço do título pode oscilar, e o risco de liquidez significa que o título comprado pode ser difícil de ser negociado no mercado.

Títulos indexados à inflação são o melhor investimento em um cenário de inflação alta.

Errado. Um bom exemplo foi o que aconteceu recentemente com as Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B), quando o mercado precificava taxas de juros reais próximas a 3% ao ano, a cotação destes títulos atingiu um nível elevado que despertou a atenção de investidores. Porém, assim que o mercado passou a precificar um ciclo de redução monetária, estes títulos sofreram duras penas com a exigência de taxas de juros reais crescentes, ultrapassando 7% ao ano em alguns casos.

LFTs não apresentam volatilidade.

Errado. As Letras Financeiras do Tesouro (LFTs) são títulos públicos federais e são pós-fixadas, porém, são negociadas com um pequeno deságio. Até hoje, alguns especialistas acreditam que esse mito é verdadeiro.

Investir em imóveis é seguro, pois o preço dificilmente cai.

Errado. Assim como em qualquer ativo, o preço de um imóvel possui ciclos de alta e de baixa. Ou seja, o preço cai, sim.

A Caderneta de Poupança é um investimento sem risco algum.

Errado. A Caderneta de Poupança possui um histórico de confisco, além do risco de perda de poder aquisitivo. Ademais, um investimento só é vantajoso quando gera retorno acima da inflação, o que não é o caso da Poupança.

 

Esses são apenas alguns exemplos de mitos sobre investimentos, pois, decerto existem muitos outros. Os mitos sobre investimentos dificultam ainda mais a já tão difícil tarefa que é investir. Para não errar na hora de investir o seu dinheiro, procure a orientação de um consultor financeiro que ofereça uma consultoria financeira pessoal de qualidade.

Consultoria financeira é com a Bremenkamp!

Para não errar e tirar suas dúvidas, entre em contato com nossos especialistas em consultoria financeira pessoal. A Bremenkamp consultoria financeira oferece uma equipe altamente capacitada para atendê-lo!



× Fale comigo!